Salada Verde

Aplicativo permite a denúncia de crimes ambientais pela população

Além da geolocalização, a ferramenta possibilita que o usuário acompanhe o andamento da denúncia. O aplicativo está disponível para Android e IOS

Júlia Mendes ·
11 de outubro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Denúncias de crimes ambientais em todo o Brasil agora serão georreferenciadas e chegarão de forma mais rápida nas mãos do Ministério Público, por meio de um aplicativo de celular. Chamada de Radar Ambiental, a ferramenta permite que qualquer cidadão faça uma denúncia de crime ambiental e acompanhe o decorrer da investigação, além de permanecer em interação com o órgão para o recebimento de informações e obter acesso a um mapa de crimes ambientais do país. 

Lançada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) e a Ouvidoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em setembro, o aplicativo já está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS. A ferramenta foi desenvolvida e testada pelo Ministério Público do Estado do Amapá e agora está disponível nacionalmente de forma gratuita. Segundo a conselheira do CNMP, Ivana Cei, a proposta do aplicativo é modernizar a atuação do Ministério Público em prol do meio ambiente, tornando o processo de denúncia mais ágil, eficiente e acessível. As denúncias recebidas via aplicativo serão processadas pela Ouvidoria Nacional e encaminhadas ao Ministério Público competente. 

“Primeiro, as denúncias são georreferenciadas e depois se abre um status de acompanhamento de denúncias pelo denunciante e um mapa interativo em que o ele pode acompanhar todos os crimes ambientais em tempo real. Então, a interatividade entre Ministério Público e o denunciante é muito próxima e torna as providências mais céleres”, disse Ivana. 

As principais funcionalidades do aplicativo são:

1. Denúncia georreferenciada: o cidadão poderá registrar a localização exata do crime ambiental por meio de um mapa interativo.

2. Cadastro detalhado de denúncias: o usuário poderá inserir fotos, vídeos e descrições detalhadas sobre o tipo de dano ambiental, facilitando a apuração pelos promotores.

3. Acompanhamento do status da denúncia: o denunciante poderá acompanhar o andamento de sua denúncia, conferindo quais ações estão sendo tomadas.

4. Interatividade com o Ministério Público: permite o envio de notificações para o cidadão sobre o andamento de sua denúncia e permite a visualização de respostas ou esclarecimentos sobre as ações realizadas.

5. Mapa de Crimes Ambientais: uma visão geral dos crimes ambientais mapeados em todo o Brasil, destacando as áreas mais impactadas e os tipos de crimes mais frequentes.

  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Leia também

Salada Verde
19 de setembro de 2024

Garimpo destruiu mais de 13 mil hectares em Unidades de Conservação na Amazônia

Crimes são estimulados por maior valor do ouro, fiscalização fraca e afrouxamento de leis, sobretudo no governo Bolsonaro

Salada Verde
18 de setembro de 2024

Para engrossar as penas por danos climáticos do desmatamento ilegal

Informações científicas reunidas por Abrampa e Ipam reforçam formas de garantir atuação jurídica mais efetiva para o crime, em todos os biomas

Notícias
18 de maio de 2023

Flávio Dino negocia R$ 2 bilhões para combate ao crime na Amazônia

Ministro da Justiça anunciou ação conjunta com Ministério da Defesa, Polícia Federal e governos dos estados amazônicos para aumentar presença do estado no bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Carlos Benício Sá de Mello diz: