No dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, o Instituto Coral Vivo lança o livro “Atlântico Paulista – Carta de Navegação Pela Biodiversidade”, com imagens inéditas feitas pelo fotógrafo Luciano Candisani, e disponível de forma gratuita para download. A obra é do Projeto Coral Vivo, em uma tentativa de despertar o amor e respeito pelo litoral paulista, pois é o primeiro passo para garantir sua preservação, como explica Flávia Guebert, coordenadora geral do projeto.
“Despertar o amor, a empatia e o respeito pelo meio que nos acolhe e generosamente provê de recursos naturais e serviços ecossistêmicos é o primeiro passo para garantir a sua conservação. Por isso, convidamos um dos maiores fotógrafos da natureza em atividade no mundo, Luciano Candisani, para criar este singelo e potente livro”, conta.
O livro é um mapa de navegação pela biodiversidade do Atlântico Paulista com os olhos do Candisani, um documentarista morador da Ilhabela, que registra as imagens a partir de sua perspectiva como parte da teia de vida da Mata Atlântica. A bordo do veleiro Huva Oa e equipado de câmeras e cilindros, o fotógrafo navegou e mergulhou pela biodiversidade dos ecossistemas marinhos de São Paulo, capturando imagens que revelam os tesouros submarinos e costeiros e, agora, compartilha com o resto do mundo, a fim de sensibilizar as pessoas para a biodiversidade que precisa ser conservada.
“A imagem de São Paulo é normalmente associada ao processo acelerado de urbanização, à produção industrial e agrícola ou ao frenético mundo financeiro. Muitos não conhecem a maior e mais frágil riqueza do estado, aquela que garante a subsistência humana nesse lugar: seu patrimônio natural”, explica Tito M. C. Lotufo, idealizador do projeto, patrocinado pela Petrobras, e coordenador regional do Coral Vivo em São Paulo.
A obra foi feita em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e está disponível para download gratuito no site do Coral Vivo.
Leia também
Década do Oceano e a corrida contra o tempo
O planeta possui um único oceano, que conecta a todos. E esse único ambiente é o responsável pelo equilíbrio climático planetário, regulando as temperaturas, determinando chuvas, secas e inundações, e produzindo mais de 55% do oxigênio que respiramos →
Grupo de orcas dá show para banhistas em praia do Rio
Nessa época do ano é comum que as baleias se aproximem mais da costa brasileira em busca de alimentação. Veja o vídeo →
Há 8 anos na Câmara, projeto que cria uma lei para o mar ainda não tem votação à vista
Série de reportagens investiga motivos da longa tramitação do projeto de lei que institui a Política Nacional para Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro →