Salada Verde

Brasileiros ganham prêmio internacional por trabalho em conservação

O casal de conservacionistas Suzana e Claudio Padua recebeu o prêmio anual do Zoo Cincinnati, nos Estados Unidos, em Conservação da Vida Selvagem.

Rafael Ferreira ·
26 de abril de 2016 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Suzana e Cláudio Pádua
Suzana e Cláudio Pádua

O Zoológico e Jardim Botânico Cincinnati (Cincinnati Zoo & Botanical Garden), nos Estados Unidos, entregou, agora em abril, seu  prêmio anual de Conservação da Vida Selvagem ao casal de brasileiros Suzana Padua e Claudio Padua, criadores do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Eles foram reconhecidos pelo Zoo por seus 30 anos de trabalho em conservação no Brasil, uma jornada que começou com a luta pela preservação do mico-leão-preto e se consolidou com a criação do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma ONG voltada para conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável em áreas de mata atlântica. Suzana é também colunista de ((o)) eco.

Um dos destaques do trabalho feito pelos Pádua é a preocupação em integrar as ações de preservação com a conscientização de comunidades locais para a importância conservação. Thane Maynard, diretor do Zoológico Cincinnati, reforçou que “a parte mais importante do trabalho deles é essa, desde o começo, os Paduas entenderam que a conservação eficiente de espécies necessita do suporte das comunidades. Eles ajudaram moradores das áreas próximas das florestas que eram casa para os micos, a entender que a conservação do mico-leão não apenas preserva a Mata Atlântica, já tão ameaçada, mas também melhora suas próprias vidas”.

O prêmio é tradição desde 1993 e já consagrou nomes importantes da área, como Jane Goodall, especialista em chipanzés e uma das atuais embaixadoras da paz das Nações Unidas; o botânico Peter Raven, reconhecido pela revista Times como “Herói do Planeta”; e o conservacionista Ted Turner, cuja família criou o Fundo Turner para Espécies Ameaçadas (The Turner Endangered Species Fund). Suzana e Claudio receberam a homenagem no dia 13 de abril, durante a Barrowns Conservation Lecture Series, um evento organizado pelo Zoo Cincinnati que reúne conservacionistas do mundo inteiro em palestras e debates sobre políticas de conservação e questões da vida selvagem.

Cincinnati Zoo homenageia Suzana e Claudio Padua com prêmio internacional de Conservação da Vida Selvagem
Cincinnati Zoo homenageia Suzana e Claudio Padua com prêmio internacional de Conservação da Vida Selvagem

Veja aqui as colunas de Suzana Padua em ((o))eco

 

 

 

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 9

  1. Ivan diz:

    Parabens pelo premio e pelo esforço, muitos precisam ser assim


  2. Robert C Sartório diz:

    Cláudio e Suzana, parabéns pelo merecido reconhecimento e muito grato por poder compartilhar conhecimentos e sempre aprender com vocês!


  3. Denise Spiller Pena diz:

    Como brasileira me orgulho do trabalho de vocês!


  4. Nair diz:

    Muitos parabéns aos dois. Sou estudante da UnB e tenho muito orgulho que pessoas tão importantes tenham passado por lá.
    Abraco!


  5. Reuber diz:

    É uma honra para mim ocupar a mesma vaga no departamento de Engenharia Florestal que foi ocupada anteriormente pelo Prof. Cláudio Pádua, quando ele estava na Universidade de Brasília.


    1. Suzana Padua diz:

      Tenho a certeza que o Claudio vai ficar lisonjeado com seu comentário. Eu fico grata! Só posso dizer, obrigada!


  6. @BereAdams diz:

    Merecidíssimo o prêmio, que orgulho desses brasileiros queridos, são referências ilustres da área ambiental!


  7. paulo diz: