
O Zoológico e Jardim Botânico Cincinnati (Cincinnati Zoo & Botanical Garden), nos Estados Unidos, entregou, agora em abril, seu prêmio anual de Conservação da Vida Selvagem ao casal de brasileiros Suzana Padua e Claudio Padua, criadores do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Eles foram reconhecidos pelo Zoo por seus 30 anos de trabalho em conservação no Brasil, uma jornada que começou com a luta pela preservação do mico-leão-preto e se consolidou com a criação do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma ONG voltada para conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável em áreas de mata atlântica. Suzana é também colunista de ((o)) eco.
Um dos destaques do trabalho feito pelos Pádua é a preocupação em integrar as ações de preservação com a conscientização de comunidades locais para a importância conservação. Thane Maynard, diretor do Zoológico Cincinnati, reforçou que “a parte mais importante do trabalho deles é essa, desde o começo, os Paduas entenderam que a conservação eficiente de espécies necessita do suporte das comunidades. Eles ajudaram moradores das áreas próximas das florestas que eram casa para os micos, a entender que a conservação do mico-leão não apenas preserva a Mata Atlântica, já tão ameaçada, mas também melhora suas próprias vidas”.
O prêmio é tradição desde 1993 e já consagrou nomes importantes da área, como Jane Goodall, especialista em chipanzés e uma das atuais embaixadoras da paz das Nações Unidas; o botânico Peter Raven, reconhecido pela revista Times como “Herói do Planeta”; e o conservacionista Ted Turner, cuja família criou o Fundo Turner para Espécies Ameaçadas (The Turner Endangered Species Fund). Suzana e Claudio receberam a homenagem no dia 13 de abril, durante a Barrowns Conservation Lecture Series, um evento organizado pelo Zoo Cincinnati que reúne conservacionistas do mundo inteiro em palestras e debates sobre políticas de conservação e questões da vida selvagem.

Veja aqui as colunas de Suzana Padua em ((o))eco
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Interesses da mineração barram área protegida no norte de Minas
Proposta de unidade de conservação em ambiente raro do Cerrado onde vivem comunidades tradicionais é vetada após pressão política alimentada por promessa bilionária da Vale →
Economista sugere criação de ‘pix climático’ para famílias afetadas por enchentes e deslizamentos
Proposta surgiu durante encontro promovido pela ong RioAgora.org, que reuniu especialistas para debater propostas para os candidatos ao governo do RJ →
O que está em jogo com a crise da moratória da soja
STF convoca audiência de conciliação em abril, em meio ao enfraquecimento do acordo que ajudou a conter o desmatamento na Amazônia nas últimas duas décadas →

Parabens pelo premio e pelo esforço, muitos precisam ser assim
Parabéns pelo artigo! http://www.portaldasgramas.com.br
Cláudio e Suzana, parabéns pelo merecido reconhecimento e muito grato por poder compartilhar conhecimentos e sempre aprender com vocês!
Como brasileira me orgulho do trabalho de vocês!
Muitos parabéns aos dois. Sou estudante da UnB e tenho muito orgulho que pessoas tão importantes tenham passado por lá.
Abraco!
É uma honra para mim ocupar a mesma vaga no departamento de Engenharia Florestal que foi ocupada anteriormente pelo Prof. Cláudio Pádua, quando ele estava na Universidade de Brasília.
Tenho a certeza que o Claudio vai ficar lisonjeado com seu comentário. Eu fico grata! Só posso dizer, obrigada!
Merecidíssimo o prêmio, que orgulho desses brasileiros queridos, são referências ilustres da área ambiental!
Premio merecido.