Ligado ao Centro de Pesquisa da Embrapa Pantanal e doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Walfrido Moraes Tomas é um dos ganhadores deste ano do Prêmio Planeta Terra, da Aliança de Cientistas Mundiais (AWS, sigla em Inglês).
O reconhecimento destaca pessoas cujo trabalho contribui decisivamente para enfrentar desafios ambientais e para defender todas as formas de vida no planeta, descreve a AWS. A entidade reúne acima de 26 mil cientistas globais.
Ao longo de mais de três décadas junto ao centro de pesquisa pantaneiro, Tomas publicou mais de 200 artigos, capítulos e livros sobre temas como conservação e gestão da vida selvagem, ecologia da paisagem e políticas públicas.
Seus projetos atuais incluem a busca pela pecuária sustentável e o combate à caça ilegal de jacarés. Ele também atua junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para levar mais sustentabilidade às práticas agrícolas.
Outros laureados este ano foram Katherine Richardson (Dinamarca), Mike Berners-Lee (Reino Unido), Flora Vincent (Alemanha) e Michael E. Mann (Estados Unidos). As indicações ao Prêmio Planeta Terra são feitas por outros pesquisadores.
Leia também

Peruano recebeu um dos maiores prêmios da conservação mundial da natureza
A distinção homenageia Thomas Lovejoy (1941-2021), que ajudou a difundir globalmente o termo “biodiversidade” →

Mauro Galetti ganha prêmio Jabuti Acadêmico por “Um naturalista no Antropoceno”
Biólogo foi agraciado com o Prêmio Jabuti Acadêmico, desdobramento do mais tradicional prêmio literário do país. Livro reúne relatos de viagens com reflexões sobre a era dos Humanos →

Pesquisadora da Unicamp recebe prêmio internacional por estudo sobre a extinção de anfíbios
Karoline Ceron foi homenageada com o Ecology Letters Early Career Researcher Award. Trabalho analisou como a extinção de sapos, rãs e pererecas causada por mudanças no clima e no uso do solo impacta diferentes facetas da diversidade →