Às vésperas do Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), celebrado em 31 de janeiro, as atenções se voltam para essas áreas protegidas de gestão privada e caráter perene. E o estado de São Paulo celebra a criação de uma nova reserva, a RPPN Fruta do Lobo, oficializada em janeiro pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL-SP), com 30,22 hectares de extensão, situada na Serra da Bocaina, no município de Bananal. Mais do que a proteção, a reserva tem como palavra-chave a restauração da Mata Atlântica na propriedade, que estava parcialmente coberta por pastos degradados. Já foram plantadas mais de 68 mil mudas nativas na propriedade.
O plantio começou antes mesmo da área ganhar status de unidade de conservação, em dezembro de 2023, com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e da empresa Ecovale Agroambiental, por meio do programa Florestas do Futuro. As mudas contemplam 103 espécies nativas do bioma, entre elas os ameaçados cedro-rosa (Cedrela fissilis) e o jequitibá-rosa (Cariniana legalis), e outras plantas consideradas estratégicas, como as lobeiras (Solanum lycocarpum), principal fonte de alimento do lobo-guará – animal que inspirou o nome da reserva. O plantio contou com apoio de alunos e professores das escolas da rede pública municipal de Bananal. A expectativa é que RPPN se torne ainda um centro de educação ambiental e ajude a promover o turismo rural e ecológico na região.
A cerimônia de entrega do Título de Reconhecimento será celebrada nesta sexta-feira (31), em comemoração ao Dia Nacional das RPPNs.
Leia também

Nova reserva privada em Minas Gerais é dedicada à “mãe dos parques nacionais”
A unidade de conservação estadual protegerá animais e plantas raros e ameaçados de extinção em quase 360 ha de Cerrado →

Reforma tributária ampliará repasses a municípios que protegem a natureza
Aprimorar a gestão e a estrutura de unidades de conservação aumentou o retorno de impostos para localidade paranaense →

Mato Grosso ganha nova área protegida com criação da RPPN Fazenda Anacã
Após hiato de dez anos sem novas UCs na Amazônia matogrossense, proprietário rural transforma sua terra, localizada em Alta Floresta, em RPPN →