Salada Verde

Conciliação encerra batalha judicial de jovens contra “pedalada climática” de Bolsonaro

Ação teve início em 2021, quando jovens brasileiros entraram na justiça contra a União pelo recuo na ambição de corte de gases estufa. Meta foi retomada por Lula

Cristiane Prizibisczki ·
22 de novembro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) celebraram no final da tarde de terça-feira (21) um termo de conciliação com seis jovens que abriram uma ação judicial contra a União, à época do governo Bolsonaro, pela chamada “pedalada climática”. A conciliação encerra a batalha jurídica iniciada em 2021.

Na ação, os jovens buscavam anular a meta brasileira de corte de emissões de gases estufa apresentada por Bolsonaro no fim 2020, que violava o tratado internacional do Clima ao permitir aumento – e não redução – de emissões.

A meta foi corrigida em novembro deste ano pelo governo Lula. No documento assinado nesta terça-feira pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela ministra Marina Silva, o governo federal compromete-se também com um processo de construção da nova meta climática do país, a ser comunicada em 2025, durante a COP em Belém (PA).

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Análises
17 de novembro de 2023

Não dá mais para esperar

Os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais imprevisíveis e impactantes, ocorrendo com maior frequência e intensidade

Reportagens
20 de março de 2023

Crise climática já prejudica ecossistemas no planeta todo

Novo relatório científico reforça a necessidade de substituição dos combustíveis fósseis e de uma transição energética com justiça social

Reportagens
20 de novembro de 2023

Sem trégua contra a emergência climática e o negacionismo científico

Diante de sinais evidentes de intensificação e recorrência de eventos extremos, além políticas públicas de adaptação e mitigação é preciso combater o negacionismo, defendem cientistas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.