Salada Verde

Enquete mantém alta rejeição a rebaixamento da Serra do Itajaí de parque para floresta nacional

O autor da proposta diz que a mudança resolveria conflitos com propriedades privadas dentro da unidade de conservação

Aldem Bourscheit ·
25 de abril de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A grande maioria (94%) dos votantes numa enquete da Câmara dos Deputados segue firme contra o rebaixamento do Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Santa Catarina, para Floresta Nacional. Ele tem 57 mil ha.

O autor da proposta é o ex-deputado federal Darci de Matos (PSD-SC). Ele disse, à Agência Câmara, que a mudança resolveria conflitos acomodando propriedades particulares dentro do Parque, “desde que o uso seja compatível com o manejo e com a conservação”.

A Lei Federal 9.985/2000, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), prevê que parques e demais unidades de Proteção Integral não tenham presença humana permanente para melhor conservar. Já as unidades de Uso Sustentável permitem um uso equilibrado de recursos naturais.

Segundo Matos, sua proposta tinha apoio de governos e de associações de moradores de nove municípios da Serra do Itajaí – Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

O texto tramita na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, com relatoria do deputado federal Delegado Matheus Laiola (União-PR). Depois, deve ser avaliado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. A apreciação é conclusiva, não precisaria passar pelo Plenário.

O Parque Nacional da Serra do Itajaí ainda não completou sua regularização fundiária e não tem estruturas para visitação, conforme o ICMBio.

A enquete sobre seu rebaixamento segue recebendo votos online. 

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Salada Verde
14 de janeiro de 2025

Alteração de limites do Parque Nacional de Itajaí vira lei

Com a mudança, parque catarinense perde 2 hectares para construção de barragem de contenção de cheias no rio Itajaí-Mirim e incorpora outros 319 hectares à área protegida

Reportagens
7 de julho de 2022

Políticos de SC se unem para reduzir proteção do Parque Nacional da Serra do Itajaí

Projeto de lei para mudar categoria do parque já tramita na Câmara dos Deputados. Unidade protege 57 mil hectares de Mata Atlântica em nove cidades catarinenses

Notícias
5 de dezembro de 2024

Congresso altera de limites de parque em SC para obras contra cheias no Vale do Itajaí

PARNA Serra do Itajaí perde 2 hectares para construção de barragem, mas ganha outros 156 hectares como compensação; o projeto, aprovado por consenso na Câmara, segue para sanção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.