A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, definiu que a escolha do novo presidente do órgão que gerencia as unidades de conservação do Brasil, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), se dará a partir de uma lista tríplice. O processo de seleção começou na quarta-feira (22), com a instituição de um Comitê de Busca, formado por personalidades do setor ambiental.
Ao Comitê de Busca caberá a responsabilidade de escolher nomes, dentre os candidatos, que atendam a uma série de requisitos especificados, entre eles ter conhecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), possuir título de mestre ou doutor em área correlata à de atuação do órgão, ou experiência mínima de seis anos, também em área correlata às atividades do ICMBio.
Eles também poderão convidar candidatos do setor público, da comunidade acadêmica, do setor empresarial ou de entidades privadas sem fins lucrativos, para fins de formação da lista tríplice, que deve ser entregue ao MMA até meados de abril.
Confira os nomes dos integrantes do Comitê de Busca:
- Adriana Ramos, Assessora Política e de Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA)
- Suely Araújo, Especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima;
- José Pedro Oliveira Costa, ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas;
- José Carlos Carvalho – ex-ministro do meio ambiente
- Maristela Bernardo – jornalista, socióloga e ambientalista
- Claudio Maretti – ex-presidente do ICMBio
Esta é a segunda vez que o presidente do ICMBio é escolhido via lista tríplice. O método foi utilizado pela primeira vez à época da criação do órgão, em 2007.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O vencedor da Copa do Mundo das Áreas Protegidas
Não basta o número de unidades, o tamanho importa mais. Confira qual país do mundial de 2026 mais se destacou na conservação das suas riquezas naturais →
Cientistas descobrem espécie de macaco que passou anos “escondida” na floresta congolesa
Primata, que já é considerado ameaçado de extinção por pesquisadores, escapou por décadas do radar de expedições científicas na República Democrática do Congo →
O oceano que nos sustenta e o que está em jogo quando o coral branqueia
A conservação do oceano depende de gestores públicos e cidadãos que muitas vezes vivem longe do mar, mas cujas escolhas afetam diretamente os ecossistemas marinhos →
