Salada Verde

Estudo descobre como nuvens de chuva se desenvolvem na Amazônia

Partículas de suspensão servem como núcleo para a formação das gotas, é o que afirma estudo. Descoberta foi feita graças à utilização de avião a jato, da Alemanha

Sabrina Rodrigues ·
25 de outubro de 2016 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Mistério sobre a formação de nuvens de chuva na Amazônia é desvendado. Foto: Henrique Castro/Flickr.
Mistério sobre a formação de nuvens de chuva na Amazônia é desvendado. Foto: Henrique Castro/Flickr.

Um estudo publicado pela revista Nature, nesta terça-feira (25), desvenda um mistério que durou 25 anos para os cientistas: como as nuvens de chuva na Amazônia se formam e se desenvolvem. “Para que as nuvens de chuva se formem, é preciso que existam partículas em suspensão – os aerossóis – que servem como núcleo para a formação das gotas”, afirma o físico Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores da pesquisa. Artaxo diz que as partículas que permitem a formação das chuvas se formam na alta atmosfera, a cerca de 15 quilômetros do solo, e não onde ele e outros estudiosos pensavam. A descoberta só foi possível devido à utilização do avião científico a jato, de longo alcance, que atinge até 18 quilômetros de altitude e ao Green Ocean Amazon (GoAmazon), projeto internacional que mapeia as emissões urbanas na atmosfera da floresta.

 

Fonte original: Estadão

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta