
Um helicóptero do Ibama caiu na noite desta segunda-feira (30) durante uma operação de combate a incêndios florestais no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, no Mato Grosso. A queda vitimou o piloto da aeronave, o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros do Pará, Mauro Tadeu da Silva Oliveira, de 54 anos. Mauro era o único tripulante do helicóptero.
O Ibama emitiu uma nota de pesar em seu site. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também manifestou seus pêsames à família de Mauro em sua conta pessoal no Twitter. Mauro deixou mulher e dois filhos. A causa do acidente ainda não foi confirmada e o Ibama aguarda a perícia do helicóptero que será feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Leia também
Audiorreportagem: os incêndios no Pantanal e o trabalho de quem está na linha de frente do combate
Leia também
Audiorreportagem: os incêndios no Pantanal e o trabalho de quem está na linha de frente do combate
Em sua 1ª audiorreportagem, ((o))eco vai ao Pantanal acompanhar o trabalho de moradores, organizações e voluntários no combate às chamas e resgate da fauna afetada pelo fogo que consome o bioma →
Entrando no Clima #58 – Entrevista exclusiva com Ana Toni, CEO da COP30
Ana Toni faz um balanço sobre preparação para evento e comenta polêmicas, como crise das hospedagens e exploração de petróleo na Foz do Amazonas →
Crise hídrica no Amazonas: quando décadas de abandono encontram uma emergência climática
Na maior bacia hidrográfica do planeta, milhões de pessoas convivem com torneiras vazias ou água de má qualidade. Esta reportagem do Vocativo em parceria com O Eco mostra como falhas persistentes no abastecimento urbano e rural, somadas ao aquecimento global, impõem a contradição da sede em meio a rios gigantes — um alerta para o futuro da Amazônia e de quem nela vive. →






Sobrecarga de trabalho tanto pilotos como das poucas aeronaves. Reduções de gastos absurdas.
Em agosto, o Ibama decidiu reduzir o número de helicópteros que aluga para vigiar o desmatamento e as queimadas no Pantanal e Amazônia. Por determinação do Ministério do Meio Ambiente para diminuir gastos, o órgão passou a contar com quatro aeronaves para auxiliar na vigilância de uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados. Até então, havia seis aeronaves.
Tudo sobre:
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/…
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Willian, tenha cuidado em afirmar que ele caiu por sobrecarga ou qualquer outro motivo sem saber o resultado da investigação. Politizar a morte do piloto é coisa de urubu…
Não é o 1o, nem o 2o. O pessoal dando a vida pra combater esses incêndios criminosos, instigados pelo governo!!!!
Até quando????
De fato, não é o primeiro acidente em ações do Ibama. Teve aquele acidente fatal com um avião em 2017, em RR, entre outros. Teve um servidor do Licenciamento que vistoriava a usina de Barra Grande-SC, em 2005, também queda de helicóptero. Antes de culpar e condenar genericamente, é bom saber exatamente as razões de cada caso, para evitar que se repita. Tomara que seja o último.
Escreve cheio de interrogação e exclamação já sabemos que é histérico.