Um vídeo amador que circula há dias nas redes sociais mostra um homem agredindo com um facão uma onça parda (Puma concolor). A aproximação só foi possível porque o animal foi encurralado por três cães. O vídeo tem 16 segundos e termina com o animal derrubado após tomar uma pancada na cabeça.
Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, o órgão recebeu três denúncias sobre o mesmo vídeo e abriu uma investigação sobre o episódio. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, a pena por matar animal silvestre é de seis meses a um ano de detenção, mais multa que pode chegar a R$ 5 mil.
Atenção: As imagens do vídeo são fortes
Leia também
O que é a Lei de Crimes Ambientais
Antes dela, a proteção ao meio ambiente era um grande desafio, pois as leis eram esparsas, contraditórias e de difícil aplicação. →
Reconectar com a natureza para evitar o fim do mundo
Muito além de uma solução técnica, a Restauração Ecológica Integral é um chamado para agir contra a maior crise socioambiental de nosso tempo →
A divulgação é o remédio
Na década de 1940, a farmacêutica Roche editou as Coleções Artísticas Roche, 210 prospectos com gravuras e textos de divulgação científica que acompanhavam os informes publicitários da marca →
É lastimável uma atitude dessa, nd que o homem faz me surpreende.
Maldito covarde. Provavelmente ela ja estava "chumbiada".
Assassinato de um ser vivo.
Claro exemplo do homem e a sua ignorância e o seu antropocentrismo, lá com a onça aquí na Galiza com o lobo…
Indivíduo ignorante, jamais matar um belo animal como este!
Realmente é chocante ver um belo exemplar ( onça ) ser abatido por outro animal , por lei deveria ser detido e multado , mas nada acontecerá com este animal .
CHOCADA COM TAMANHA COVARDIA!
Os cachorros deveriam ter acuado o homem e salvo a onça, se fosse numa história de ficção. Mas a realidade é outra: os animais ditos "selvagens" não têm vez. Estão mesmo condenados à extinção e com eles a própria raça humana!
O máximo que o IBAMA pode fazer é aplicar uma multa que o sujeito pagará se quiser.
Meu caro Marco, existe a responsabilidade Penal também, cabe ao Ibama a responsabilização administrativa, o órgão por sua vez deve comunicar a Polícia Civil Local, bem como o Ministério Público. Somente com punições severas e certeza de cumprimentos poderemos diminuir essa prática infeliz de muitos proprietários Rurais.
Espero que o Ibama puna exemplarmente o sujeito.
Deveria ir preso…