
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma das joias da biodiversidade do Cerrado, por sua localização geográfica, singularidade e endemismo. Um lugar tão rico também possui uma avifauna diversificada: são registradas aproximadamente 378 espécies nesse mosaico de paisagens campestres, savânicas e florestais, dentre elas, a mais ameaçada de todo continente, o Pato-mergulhão (Mergus octosetaceus).
Um terço dessas espécies (121 espécies) pode ser conferida no novo Guia de Bolso das Aves da Chapada dos Veadeiros, projeto feito por Renato Rizzaro com a colaboração de um time de peso de fotógrafos de natureza: Ana Corazolla, André Dib, Anselmo d’Afonseca, Bruno Gonçalves, Ciro Albano, Cristine Prates, Ester Ramirez, Fernanda Fernandex, Fernando Tatagiba, Gabriela Giovanka, João Quental, Margi Moss, Thiago Toledo.
Nesta primeira edição, o guia apresenta desde espécies comuns às ameaçadas de extinção da região.
O guia tem como base o trabalho do trio Flávia Cantal, Fernando Previdente e Gislaine Disconzi, e conta com o projeto gráfico de Renato Rizzaro.

O Guia contém um mapa que localiza alguns dos pontos interessantes para observação. É uma folha única, ilustrada frente e verso, que dobrada vira um guia de bolso.
Aquisição
O guia de bolso está à venda por R$19,50 (mais as despesas de Correio) e pode ser enviado para qualquer lugar do Brasil. Possui o formato 22 x 11,5 cm fechado – 23 x 50 cm aberto e pode ser adquirido na loja do passarinho.
Bilíngue (Português/Inglês), com família, nome científico/popular e tamanho das aves em centímetros.
Leia Também
Leia também
Lançado o Guia de Bolso com aves da cidade maravilhosa
Um dos maiores fotógrafos de aves do país, João Quental se uniu a Renato Rizzaro para produzir um guia com 120 fotos de aves do Rio de Janeiro →
Guia: as aves da costa brasileira
Com 75 fotografias, poster sobre a aves costeiras completa a coleção de guias sobre as aves típicas de cada bioma do país. Veja como adquirir →
Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo
Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década →





Pena que para comprar tem que dar um monte de informação pessoal antes mesmo de saber qual será o custo da compra. Desisti, comprarei, se possível, por outras vias.
Que lindo!!! Parabéns aos envolvidos! Obrigada! Já vou pedir o meu!