O Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente abriu inscrições para cursos online sobre temas como Água, Unidades de Conservação, Resíduos Sólidos ou Produção e Consumo Sustentáveis. As matrículas terminam dia 17 de outubro.
São oito cursos sem tutoria disponíveis para o público, com carga horária variando entre 20 a 70 horas e 2 mil vagas cada curso.
Para se participar, basta acessar o ambiente virtual de aprendizagem do MMA, preencher o cadastro e fazer login. Os interessados poderão se inscrever em mais de uma turma.
Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Educação Ambiental do MMA pelo telefone (61) 2028-1207, E-mail de Suporte: [email protected] e atendimento online.
Veja os cursos oferecidos:
. Conflitos em Unidades de Conservação: estratégias de enfrentamento e mediação – o curso é voltado para o público em geral com foco em formuladores e executores de políticas governamentais voltadas para unidades de conservação nos âmbitos federal, estadual e municipal. O curso pretende contribuir para que a educação ambiental se torne um instrumento na gestão e mediação de conflitos socioambientais nas UCs. Carga horária: 25 horas.
. Educação Ambiental e Água – as aulas visam ampliar a compreensão acerca da problemática socioambiental das bacias hidrográficas brasileiras e fortalecer a participação social e de uma governança democrática e sustentável da água no país. Público alvo: membros da Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e sociedade em geral que atua nas políticas de Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Carga horária: 60 horas.
. Educação Ambiental e Comunicação nas Unidades de Conservação: estratégias que fazem a diferença – Com foco nos formuladores e executores das políticas governamentais de UCs federal, estadual e municipal, o curso tem o objetivo de preparar e aprimorar os conhecimentos dos gestores e educadores para a realização de práticas de educação ambiental e comunicação para contribuir no fortalecimento da Gestão Ambiental de Unidades de Conservação e com a conservação da Biodiversidade. Carga horária: 70 horas.
. Educadores – Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos – Voltado para gestores públicos e membros da sociedade civil que desejarem saber mais sobre a gestão de resíduos sólidos com base na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos sólidos (Educares). Carga horária: 60 horas.
. Estilos de vida sustentáveis – As aulas visam incentivar a reflexão, discussão e ação interativas com informações e conceitos sobre mudança em favor de estilos de vida sustentáveis. Público alvo: Cidadãos-consumidores. Carga horária: 30 horas.
. Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores – O curso oferece subsídios e instrumentos para a atuação dos educadores ambientais, de forma a contribuir com o fortalecimento dos espaços educadores no processo de implementação das políticas públicas de Educação Ambiental no país. Carga horária: 60 horas.
. Guia para a Produção de Conteúdos EAD – Público alvo: todo profissional que deseja aprender ou aprimorar técnicas de produção de conteúdo para EAD. As aulas pretendem desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes que possibilitem aos profissionais por ele formados, utilizarem de maneira teórica e prática um guia para a produção de conteúdo para a Educação a Distância (EAD), contribuindo para o fomento da educação ambiental e a difusão de políticas públicas de meio ambiente. Carga horária: 20 horas.
. Produção e Consumo Sustentável – Cidadãos, empreendedores, estudantes e trabalhadores terão a oportunidade de obter informações pertinentes à área ambiental, conhecimentos específicos em produção e consumo sustentáveis, desenvolvendo ações e acompanhamento do sistema de gestão ambiental e economia verde. Carga horária: 40 horas.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente
Saiba Mais
Inscrições Curso a Distância MMA
Leia Também
Ministério abre inscrições para cursos a distância na área socioambiental
Leia também
INEA promove curso com gestores do Rio de Janeiro
Instituto que administra as áreas protegidas do estado reuniu esta semana 50 profissionais para debater como aprimorar os parques. →
Governo oferece cursos a distância na área socioambiental
São nove cursos com temas diversos na área de meio ambiente com 2 mil vagas cada. As inscrições vão até o dia 20 deste mês →
Ministério abre inscrições para cursos a distância na área socioambiental
São 10 cursos gratuitos nas áreas de agricultura familiar, água, mudança do clima, unidades de conservação, consumo sustentável. Inscrições vão até o dia 10 de março →