Panamá, na América Central, será o país-sede do próximo Congresso Mundial de Áreas Protegidas e Conservadas da IUCN, marcado para setembro de 2027. O evento reúne especialistas, governos, sociedade civil, comunidades tradicionais, povos indígenas, pesquisadores e o setor privado num fórum global sobre como promover e avançar essa agenda. Será a 7ª edição do congresso, criado em 1962 e que, desde então, ocorre em intervalos irregulares. A última edição havia sido em Sidney, Austrália, em 2014.
O anúncio foi feito neste domingo (12), durante o Congresso Mundial de Conservação da IUCN, que ocorre em Abu Dhabi até o dia 15 de outubro.
“Estamos ansiosos em sediar esta reunião global, a fim de mostrar os nossos parques nacionais e reservas naturais, partilhar os nossos esforços eficazes de conservação no território e promover ações de conservação imediatas e poderosas a nível global”, destacou em coletiva o ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Panamá, Juan Carlos Navarro.
O congresso será organizado ao redor de três eixos principais: mudanças globais e biodiversidade, com o debate de oportunidades e ameaças para as áreas protegidas no mundo; caminhos para ampliar a efetividade da conservação; conservação e pessoas, com o reconhecimento e defesa dos direitos, responsabilidades e relações num mundo em transformação.
O evento, que será realizado a três anos do fim do prazo do acordo e metas de Kunming-Montreal, assim como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, será ainda uma oportunidade para avaliar o sucesso das agendas e da realização dos compromissos.
“O Congresso de 2027 servirá como um ponto de verificação e catalisador vital para os esforços globais de conservação, ajudando a garantir que o mundo esteja no caminho certo para cumprir as ambiciosas metas para 2030”, reforçou em coletiva o presidente da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN, Madhu Rao.
Leia também
Mais da metade das espécies de aves do mundo está em declínio populacional
Alerta vem com atualização da Lista Vermelha Internacional, elaborada pela IUCN, anunciada nesta sexta durante o Congresso Mundial de Conservação, em Abu Dhabi →
Cúpula mundial inédita reúne povos indígenas em Abu Dhabi
Encontro de indígenas, realizado pela primeira vez junto ao Congresso Mundial de Conservação, reforçou a necessidade de demarcar territórios e inclusão em processos de tomada de decisão →
Um apelo em nome das mais de 46 mil espécies ameaçadas de extinção no planeta
“Salvar as espécies sustenta a vida no planeta”, declaram especialistas que reforçam a urgência de soluções interligadas para crise do clima, da biodiversidade e o bem-estar humano →




