No ar desde 2016 e um dos primeiros podcasts ambientais do Brasil, o Vozes do Planeta começa a temporada 2021 nesta sexta-feira (26) às 18 horas, com o lançamento de seu 167º episódio. O programa, comandando pela jornalista Paulina Chamorro, entrevista nesta estreia o líder indígena Aílton Krekak, que falará não apenas dos seus dois livros (“Ideias para Adiar o Fim do Mundo” e “A Vida Não é Útil”), mas também da história da criação da União dos Povos da Floresta, nos anos 80, e toda sua luta ao lado de figuras como Chico Mendes.
“Quando nós estávamos levantando a aliança dos povos da floresta não tinha movimento social. Isso é uma invenção recente, dos anos 90 pra cá. A gente que rompeu de um lugar inventando um jeito de ser cidadão que ganhou o nome de florestania”, conta Krenak no episódio que vai ao ar nesta sexta.
Além disso, em sua nova temporada, o podcast trará novidades como a parceria com o Programa das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente – que terá um quadro exclusivo dentro dos episódios para falar sobre pesquisas e iniciativas de restauração de ecossistemas – e o quadro Pelo Oceano, para divulgar estudos sobre a ciência oceânica. O podcast conta ainda com a participação de ((o))eco, que terá um espaço quinzenal para abordar e traduzir temas socioambientais relevantes de forma acessível para a sociedade. As participações de ((o))eco serão intercaladas com o quadro Mundo Real, com Claudio Angelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima.
A produção do podcast é de André Casé e os episódios de Vozes do Planeta estão disponíveis em todas as principais plataformas e agregadoras de podcasts, como Spotify e Deezer. Novos episódios serão lançados semanalmente a partir desta sexta-feira, sempre às 18 horas.
Leia também
Como diferentes populações lidam com a falta d’água é tema do Vozes do Planeta
Leia também
Como diferentes populações lidam com a falta d’água é tema do Vozes do Planeta
O fotógrafo Érico Hiller registrou ao longo de dois anos a desigualdade na distribuição do recurso em 10 regiões do mundo. Resultado virou livro →
Soluções baseadas em nossa natureza
Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando →
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →