Nesta terça-feira (27), a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) completa 50 anos de existência. A associação foi uma das primeiras organizações ambientalistas brasileiras, criada em 1971 em Porto Alegre, quando a conservação da natureza ainda encontrava pouco eco na sociedade. Para celebrar o meio século de luta, a Agapan irá realizar um evento virtual às 19 horas, com exibição de um vídeo comemorativo que relembrará a atuação da associação, além de reunir depoimentos de apoiadores.
“Estamos vivendo os piores retrocessos ambientais em 50 anos de história. Mas, para ter força para brigar, é preciso saber festejar”, comenta o presidente da Agapan, Francisco Milanez. No evento de aniversário também será lançado o novo site da Agapan. O presente, entretanto, vem com dois dias de atraso, no dia 29, quando a associação irá receber a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em evento virtual devido à pandemia.
ERRAMOS: Diferente do que foi publicado, a Agapan não foi a primeira organização ambientalista do Brasil, e sim uma das primeiras. A primeira ONG ambientalista brasileira foi a União Protetora da Natureza, fundada por Henrique Luís Roessler, em 1955. Matéria atualizada no dia 27/04/2021 às 11 horas.
Serviço:
O que: Live de aniversário da Agapan – 50 anos
Quando: 27 de abril, terça-feira, às 19 horas
Onde: Canal da Agapan no YouTube
Em destaque: Protesto contra projeto Praia do Guaíba. Foto: Banco de Imagens/Agapan
Leia também
Leia também
Sorteio nomeia as novas entidades que ocuparão assentos no CONAMA
Quatro entidades foram sorteadas para serem as representantes da sociedade civil, durante mini-mandato de um ano no colegiado →
Grupo protesta contra instalação de mina de carvão próxima a Porto Alegre
Manifestantes protestam contra projeto de instalação de uma mina a céu aberto às margens do rio Jacuí, entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas, na Região Metropolitana →
As crias de Carneiro: o livreiro comunista que iniciou uma geração de ambientalistas
"Este jovem vai trabalhar com as baleias", sentenciou Augusto Carneiro ao jovem José Truda Palazzo Jr. →
Parabenizo a Agapan, mas a organização Ambientalista mais antiga do Brasil é de 1936. É a Sociedade Naturista Amigos de Nossa Chácara.https://www.facebook.com/SNANC.Nossositio?mibextid=2JQ9oc
Não teve u tem visibilidade porque foi fundada e é mantida por anarquistas e sempre serviu de refúgio de perseguições policiais, principalmente nas ditaduras.
Veja as fotos publicadas no Facebook.
Roessler nasceu em porto alegre em 1896 e faleceu na cidade em 1963,
A Agapan é a primeira entidade ambientalista no Brasil. Ela marcou sua trajetória de ativismo socioambiental desde quando foi fundada em 24/5/1971. As outras instituições que existiam eram de perfil conservacionistas. Leiam o Manifesto Ecológico Brasileiro- Fim do Futuro? de José Lutzemberger, editora Moderna.
Corrigindo 21/4/1971.
Sim, há erros: o que de fato acontece é que a Agapan é a primeira ONG ambientalista a completar ’50 anos de atuação’. Fundada em 1971, atua de forma ininterrupta e com trabalhos 100% voluntário desde então. O WWF, por exemplo, foi criado em 1966, mas não era uma ong de ativismo ambiental, era um fundo. Outras entidades, como fundações e autarquias, muitas não fazem ativismo e/ou não atuam mais, como é o caso da UPN.
Em 1954 Paulo Nogueira-Neto fundou a ADEFLOFA – Associação de Defesa da Flora e da Fauna – mais tarde rebatizada de ADEMA – Associação de Defesa do Meio Ambiente.
Ver em https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/5540441
A FBCN – Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza foi instituída em 1958.
Por ser a mais antiga entidade ambientalista do Brasil tinha assento permanente no CONAMA até a última reforma do Colegiado.
Boa lembrança, Bruno! A FBCN foi extremamente importante durante décadas, ajudou a estruturar várias Unidades de Conservação e projetos ambientais que estão até hoje por aí. Mas a mais antiga é mesmo a União Protetora da Natureza do RS, fundada em 1955.
Em 1954, Paulo e um grupo de amigos fundaram a Associação de Defesa da Flora e Fauna (ADEFLOFA), reivindicando das autoridades ações para preservação da Mata Atlântica na região de São Paulo. Nas reuniões dessa Associação participavam diversos alunos do curso de História Natural, inclusive Sérgio Antonio Moassab Melhem, que se tornaria mais tarde um proeminente professor da faculdade de Biomedicina. Os Biomédicos e Naturalistas tinham interesses comuns, pois ambos buscavam reconhecimento profissional.
https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/5540441
Uau, 1954! Grato pela informação, Carlos.
De fato a Agapan é a primeira entidade ambientalista do Brasil. Ela marcou sua trajetória deste sua fundação em 27/4/2021, com ativismo socioambiental. As demais eram com perfil conservacionista. Leiam o Manisfeto Ecológico – Fim do Futuro? Editora Movimento, onde fica evidenciado este pioneirismo gaúcho e brasileiro.
Pra mim isso é pura semântica. O fato é que as entidades que existiam anteriormente faziam CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, que no fundo é o que importa – resultados. Se formos atrás de quem começou a falar de mudar estilo de vida etc etc vamos ver que isso tudo já estava nos escritos públicos de Roessler, o fundador da UPN. Nada disso tira os – muitos – méritos da AGAPAN, obviamente, mas alegar que ela foi a primeira “ambientalista” como se fosse algo melhor que as anteriores é mero revisionismo histórico.
Colocar bem Bruno, conservação da natureza, as entidades de conservação da natureza como a Fbcn e a Upn já existiam a séculos. O que mudou totalmente com a Agapan foi o surgimento de entidades que questionavam toda a forma de viver humanas e não acreditavam em conservar a natureza em parques e outras unidades de conservação mas acreditavam que a forma de desenvolvimento da humanidade e os valores existenciais é que estavam errados. Essa mudança que deu início ao ambientalismo e a visão planetária da interação humana com a natureza da qual fazemos parte.
Não é verdade. Os fundadores da AGAPAN acreditavam sim, em Unidades de Conservação e em se proteger ambientes naturais, o que não tem nada a ver com a necessária defesa de mudanças em outras coisas. Esse papinho de desmerecer a criação de áreas protegidas como se fosse algo ruim ou menor é uma besteira ideológica de quem prefere o discurso à prática, e não tem nada a ver com a verdadeira trajetória da AGAPAN.
A primeira organização ambientalista do Brasil foi a União Protetora da Natureza, criada pelo pioneiro ativista Henrique Luís Roessler, e que inclusive inspirou vários dos fundadores da AGAPAN: https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Protetora_da_Natureza
Parece que a primeira mesmo foi a ADEFLOFA, depois rebatizada ADEMA, fundada por Paulo Nogueira-Neto em 1954, como bem disse Carlos Magalhães acima.
Fonte: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/5540441
Truda, meses antes foi criada por Paulo Nogueira-Neto a ADEFLOFA, Associação de Defesa da Flora e da Fauna, em 1954, depois rebatizada ADEMA.
https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/5540441