((o))eco é um dos veículos premiados pela AAAS Kavli Science Journalism Award, prêmio internacional de jornalismo científico. O reconhecimento, na categoria pequeno veículo, foi dado à reportagem de Duda Menegassi sobre o zogue-zogue de Mato Grosso, um dos primatas mais ameaçados do mundo, encurralado pelo desmatamento da Amazônia. A reportagem ficou com a prata na categoria. O anúncio da premiação foi feito nesta quinta-feira (9), na página oficial da AAAS.
De acordo com a jornalista científica americana Claudia Wallis, uma das juradas desta edição, a reportagem de Duda Menegassi em ((o))eco “nos dá um ângulo novo e convincente sobre a história já conhecida da destruição da Amazônia. Tendo como pano de fundo as grandes forças políticas, econômicas e climáticas em ação, ela apresenta uma escrita inesquecível, em campo, sobre um único par de macacos isolados no ‘quintal’ de uma fazenda”.
Responsável por um projeto especial para cobertura de primatas no Brasil, realizado com apoio da Re:wild, a repórter destaca o papel do jornalismo em trazer histórias sobre a rica biodiversidade brasileira. “Brasil é o país com maior diversidade de primatas no mundo, mas toda essa riqueza está ameaçada, principalmente pelo desmatamento. Nós precisamos contar essas histórias e o jornalismo científico tem um papel importante nessa missão”, diz Duda.
Leia a reportagem: Lar cada vez menor: um macaco encurralado pelo desmatamento
Em cada uma das oito categorias do AAAS são selecionados dois trabalhos, que recebem o prêmio Ouro e Prata. Os jornalistas vencedores recebem, respectivamente, 5 mil e 3.500 dólares. A reportagem de ((o))eco recebeu a Prata na categoria Small Outlets. É a primeira vez que o prêmio é dado a um veículo brasileiro.
“O prêmio AAAS Kavli é uma medida reconhecida de excelência em jornalismo científico”, afirma Sudip Parikh, CEO da AAAS e editor executivo da família de periódicos Science. “Com vencedores convincentes pela primeira vez no Brasil e na Nigéria, o alcance global do programa está ainda mais firmemente estabelecido”, completa. Ao todo, o prêmio recebeu inscrições de 74 países. Veja a lista completa dos vencedores.
Leia também
Lar cada vez menor: um macaco encurralado pelo desmatamento
Pesquisadores correm contra a destruição da Amazônia para garantir a sobrevivência do zogue-zogue de Mato Grosso, um dos primatas mais ameaçados do mundo →
As trilhas que irão conectar as Américas
Primeiro Congresso Pan-americano de Trilhas acontecerá em 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Anúncio foi feito no 3° Congresso Brasileiro de Trilhas →
Entrando no Clima#39 – Lobistas da carne marcam presença na COP29
Diplomatas brasileiros se empenham em destravar as negociações e a presença de lobistas da indústria da carne nos últimos dias da COP 29. →
Parabéns! Acompanho direto e sempre achei que as notícias são muito bem escritas, as redações pertinentes e tudo muito informativo. Fico muito contente por vocês!!
Parabéns pelo reconhecimento, vocês são imprescindíveis