O oceanógrafo Ricardo Soavinski deixou a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cargo que ocupava desde novembro de 2016, para assumir a presidência da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23) pela governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), em cerimônia no Palácio Iguaçu, sede do governo.
“Ricardo Soavinski é um profissional altamente capacitado, que vai manter, e ampliar, o excelente trabalho que vem sendo executado pela Sanepar e seu competente quadro técnico ao longo dos últimos anos”, afirmou a governadora.
Ainda não se sabe quem o substituirá no ICMBio.
Biografia
Paranaense de Maringá, Ricardo Soavinski é oceanógrafo e analista ambiental do ICMBio. Sua atuação sempre foi voltada à pesquisa e conservação da natureza. Coordenou programas e projetos no IBAMA, MMA e ICMBio, em cooperação com diversos organismos internacionais. Entre os cargos que ocupou ao longo da carreira, destacam-se o de diretor de Ecossistemas do Ibama, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente e diretor de Unidades de Conservação do ICMBio. Soavinski foi secretário do Meio Ambiente do Paraná de janeiro de 2015 até em maio de 2016, quando assumiu a Secretaria de Recursos Hídricos do MMA.
Leia Também
Sarney Filho cria cinco áreas protegidas no último dia como ministro
Governo decreta novas UCs marinhas, mas parte das ilhas fica de fora da proteção integral
Leia também
Ricardo Soavinski será o novo presidente do ICMBio
Atual secretário de Recursos Hídricos do Ministério de Meio Ambiente foi anunciado para o cargo de Rômulo Mello, falecido há uma semana →
Governo decreta novas UCs marinhas, mas parte das ilhas fica de fora da proteção integral
Um terço de São Pedro e São Paulo e 60% da Ilha de Trindade farão parte das Áreas de Proteção Ambiental, a mais permissiva categoria de Unidades de Conservação →
Sarney Filho cria cinco áreas protegidas no último dia como ministro
Antes de pedir exoneração do cargo, ministro assinou o decreto de três reservas extrativistas, um parque e uma área de proteção ambiental →
Cadê o PR.PR nessa bagaça?
Dá pra perceber aqui pelos comentarios que o icmbio é muito querido kkkk
Quem não era querido era essa pau mandado que graças a Deus caiu fora.
Já vai tarde! Presidente que destruiu com a gestão das UCs Federais através da instituição dos tais NGIs e do fortalecimento dos feudos conhecidos como Coordenações Regionais! Espero que o próximo Presidente reveja esses retrocessos!
Eu espero que o próximo Presidente DA REPÚBLICA reveja esse RETROCESSO que é o próprio ICMBIO….
Fortalecimento de feudos – Coordenações Regionais, você não sabe do que está falando, não há nenhum apoio para essas estruturas no ICMBio, as CRs existem praticamente desde a criação do ICMBio e vão muito mal obrigado, bem se vê que as pessoas não entendem o trabalho que é realizado com os míseros recursos e incentivo destinados, as CRs praticamente andam sozinhas com as pernas dos poucos servidores que nelas trabalham, não há apoio.
Pois é, esse "Brasil" aí em cima deve ser algum chefete de UC achando ruim ter que dividir poderzinho com Coordenador Regional..façameofavor! A cara dos eternos "DONOS DE UNIDADES
Não mencionei os míseros recursos e apoio destinados às CRs e tampouco o trabalho dos servidores nelas lotados, o que questiono é a existência das CRs que só vieram para retirar a autonomia das UCs e para afagar o ego dos seus Coordenadores Regionais e da corte suprema que os cerca. As CRs agem com autoritarismo em relação à maioria das UCs e, sem nenhum conhecimento da realidade local, atuam como "Chefes" das UCs tomando decisões de gestão diretamente dos claustros em que se transformaram as CRs. E tudo isso foi inegavelmente fortalecido na gestão do Presidente que acaba de pular fora!
Me diga, prezado…como é o processo seletivo para esses magnânimos chefes de UCs, que querem de 1000% de autonomia para gerir um espaço PÚBLICO, dentro de um órgão PÚBLICO?
Chefes de UCs em sua maioria esmagadora são servidores PÚBLICOS federais aprovados em concursos PÚBLICOS! Vá fazer essa sua pergunta às dezenas de indicados POLÍTICOS (DAS) que loteiam as Diretorias/Coordenações e que avocam para si a gestão de tais espaços PÚBLICOS em um órgão PÚBLICO como você bem disse.
Cite os indicados políticos não concursados na Diretoria/Coordenações do ICMBIO hj? Tem dezenas mesmo???
Na verdade, acho que foi perguntado como são escolhidos os chefes, pois todos os servidores analistas são concursados, mas só alguns são postos nas chefias, qual o critério?
Esse cidadão deve ter perdido o DAS com a criação do NGI. Sabe como é, né? DAS tem que ser vitalício para os chefetes. E não ache que estou defendendo o presidente, estou pouco me lixando pra ele.
Faça-me rir! Pelo seu comentário certamente você é quem perdeu algum penduricalho no Gabinete da Presidência com essa mudança. Falar que está pouco se lixando agora que ele não é mais Presidente é fácil…
Chutou e colocou a bola pra fora do estádio. Ao contrário de vc, eu sei quem vc é.
Viva, ótima notícia , presidente responsável pelo desmonte do ICMBio
E o título do livro seria em busca do próximo DAS. serve para muitos na sede.
The ship is sinking!