Salada Verde

Senadores de PT e União Brasil se unem pela exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Alcolumbre e Randolfe Rodrigues trocam elogios e comemoram aprovação do Ibama em mais uma etapa do processo de licenciamento requerido pela Petrobras

Cristiane Prizibisczki ·
25 de setembro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Os senadores Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) trocaram elogios e comemoraram, na quarta-feira (24), a liberação do Ibama para que a Petrobras realize testes operacionais no Bloco 59 da Foz do Rio Amazonas, considerados a última etapa para liberação da exploração no local. 

“Até aqueles que defendem a transição energética, como eu, sabem a importância que têm essas reservas, visto que todas as nossas reservas de petróleo se esgotarão, no máximo, até 2030, 2031, segundo o que a melhor técnica e a melhor ciência recomenda. Então, nessa data, fundamental para a história do Amapá, decisiva para o Brasil, eu queria aqui cumprimentar a Vossa Excelência, porque eu sei o esforço, a luta e a mobilização que Vossa Excelência fez para chegarmos até aqui”, disse Randolfe Rodrigues, ao final da sessão plenária da quarta-feira. 

O presidente do Senado, por sua vez, retribuiu os elogios e os estendeu à Presidência da República. “Quero registrar os meus agradecimentos à manifestação feita por Vossa Excelência e dividir com Vossa Excelência essa luta […] Eu quero fazer os meus agradecimentos ao presidente Lula, na condição de senador do Amapá, na condição de brasileiro e na condição de presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional”, disse Alcolumbre. 

A simulação de resposta de emergência, chamada de Avaliação Pré-operacional, é a última etapa do processo de licenciamento ambiental do bloco FZA-M-59, localizado em águas profundas, a cerca de 175 quilômetros da costa do Amapá. 

Na decisão, o órgão ambiental solicita que sejam feitas algumas adequações nos planos na empresa, para maior garantia ambiental. A Petrobras anunciou que mudanças serão enviadas ao Ibama até esta sexta-feira (26).

A decisão do Ibama e a comemoração dos parlamentares acontecem no mesmo dia em que Lula conclama, em Nova York, líderes de cerca de 200 países para que apresentem suas metas climáticas e se comprometam com o enfrentamento da crise do clima, causada pela exploração de combustíveis fósseis.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Salada Verde
4 de agosto de 2023

Sonhar com petróleo é pesadelo para a foz do Amazonas

A poucos dias de cúpula regional, presidente Lula afirma que a Petrobras terá "todo o cuidado" se explorar o recurso

Notícias
20 de maio de 2025

Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas

Ibama aprova plano da petrolífera sobre fauna atingida. Anúncio contraria parecer técnico e acontece dias depois de presidente da empresa dizer “Vamos perfurar”

Notícias
29 de setembro de 2020

Petrobras assumirá a exploração dos blocos na Foz do Rio Amazonas

Após quatro rejeições do Ibama, petroleira francesa renuncia a operação na perfuração na bacia e estatal brasileira vai tentar licença ambiental novamente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.