Os senadores Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) trocaram elogios e comemoraram, na quarta-feira (24), a liberação do Ibama para que a Petrobras realize testes operacionais no Bloco 59 da Foz do Rio Amazonas, considerados a última etapa para liberação da exploração no local.
“Até aqueles que defendem a transição energética, como eu, sabem a importância que têm essas reservas, visto que todas as nossas reservas de petróleo se esgotarão, no máximo, até 2030, 2031, segundo o que a melhor técnica e a melhor ciência recomenda. Então, nessa data, fundamental para a história do Amapá, decisiva para o Brasil, eu queria aqui cumprimentar a Vossa Excelência, porque eu sei o esforço, a luta e a mobilização que Vossa Excelência fez para chegarmos até aqui”, disse Randolfe Rodrigues, ao final da sessão plenária da quarta-feira.
O presidente do Senado, por sua vez, retribuiu os elogios e os estendeu à Presidência da República. “Quero registrar os meus agradecimentos à manifestação feita por Vossa Excelência e dividir com Vossa Excelência essa luta […] Eu quero fazer os meus agradecimentos ao presidente Lula, na condição de senador do Amapá, na condição de brasileiro e na condição de presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional”, disse Alcolumbre.
A simulação de resposta de emergência, chamada de Avaliação Pré-operacional, é a última etapa do processo de licenciamento ambiental do bloco FZA-M-59, localizado em águas profundas, a cerca de 175 quilômetros da costa do Amapá.
Na decisão, o órgão ambiental solicita que sejam feitas algumas adequações nos planos na empresa, para maior garantia ambiental. A Petrobras anunciou que mudanças serão enviadas ao Ibama até esta sexta-feira (26).
A decisão do Ibama e a comemoração dos parlamentares acontecem no mesmo dia em que Lula conclama, em Nova York, líderes de cerca de 200 países para que apresentem suas metas climáticas e se comprometam com o enfrentamento da crise do clima, causada pela exploração de combustíveis fósseis.
Leia também
Sonhar com petróleo é pesadelo para a foz do Amazonas
A poucos dias de cúpula regional, presidente Lula afirma que a Petrobras terá "todo o cuidado" se explorar o recurso →
Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas
Ibama aprova plano da petrolífera sobre fauna atingida. Anúncio contraria parecer técnico e acontece dias depois de presidente da empresa dizer “Vamos perfurar” →
Petrobras assumirá a exploração dos blocos na Foz do Rio Amazonas
Após quatro rejeições do Ibama, petroleira francesa renuncia a operação na perfuração na bacia e estatal brasileira vai tentar licença ambiental novamente →





