O ICMBio adiou em um mês — para os dias 16 a 19 de setembro — a consulta pública que debaterá a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A proposta é aumentar 3 vezes a área do parque, de 65.514 para 235 mil hectares.
A data original seria na semana passada, entre os dias 17 a 19 de agosto. Segundo o ICMBio, a razão do adiamento é melhorar a divulgação da proposta e assim promover maior participação entre as entidades públicas, organizações não governamentais, proprietários e comunidade local.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem o mesmo tamanho desde 1981, mas sofre pressão do aumento da plantação e pastagem na sua área de entorno. A ampliação tem como objetivo assegurar a sobrevivência de uma das jóias do cerrado brasileiro e estancar as rápidas mudanças de solo ocorridas nas últimas duas décadas.
A consulta pública serve para a sociedade sugerir melhorias no projeto. As reuniões ocorrerão nos municípios de Nova Roma, Cavalcante e Alto Paraíso, onde serão informadas quais áreas serão incorporadas à unidade de conservação.
Tamanhos alterados
Não é a primeira vez que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem seu tamanho alterado. Nascido em 1961 com o nome Parque Nacional do Tocantins, a unidade era 10 vezes maior do que o tamanho atual: tinha 625 mil hectares. Em duas ocasiões o parque teve seu tamanho diminuído: uma em 1972, quando o parque passou a se chamar Chapada dos Veadeiros, seu tamanho caiu para 171 mil hectares, e a outra em 1981, quando caiu aos atuais 65,5 mil hectares.
Em 2001, a unidade foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o parque teve sua área ampliada para 235 mil hectares. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal derrubou o decreto dois anos depois, por falhas no processo e na consulta pública.
Agora, o ICMBio retoma o processo interrompido pela justiça há 12 anos. O desenho definido para a atual ampliação é próximo do que foi feito em 2001, com poucas alterações.
Serviço Reuniões – Consulta Pública Dia 16 de setembro: em Nova Roma, reunião a partir das 09h00, será realizada no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, situado à Praça das Lavadeiras, s/nº, Setor Central. Dia 17 de setembro: em Cavalcante, às 09h00, no auditório do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, situada à Vila Morro Encantado, Quadra 12, Lote 01 (ao lado do posto de saúde). Dia 18 de setembro: em Alto Paraíso (GO), às 09h00, no auditório do Polo Universitário de Alto Paraíso de Goiás, situada à Rua São Jorge – Quadra 26 Parte da AMP 6-Bairro Centro. |
Leia Também
Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros inaugura primeira travessia com pernoite
Bodas de Ouro na Chapada dos Veadeiros
Leia também
Bodas de Ouro na Chapada dos Veadeiros
História do importante parque nacional, criado há 50 anos, representa o descaso do governo com a conservação do Cerrado. →
Chapada dos Veadeiros inaugura primeira travessia com pernoite
Amantes da natureza poderão explorar as belezas naturais do cerrado e conhecer as Sete Quedas, a mais nova atração da Unidade de Conservação. →
Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Começa em agosto consulta pública sobre proposta que triplica área da unidade, para protegê-la das mudanças de uso da terra no seu entorno. →