Reportagens

Vizinho é pra essas coisas

Para garantir a água de seus lares, moradores defenderam floresta em Petrópolis (RJ) por conta própria durante 22 anos. Agora a área vai ser doada para o Ibama.

Juliana Fernandes ·
10 de junho de 2005 · 19 anos atrás

Depois de 22 anos de trabalho árduo em defesa da Reserva Ecológica do Alcobaça, em Petrópolis, região serrana do Rio, 10 mil moradores de vilas e loteamentos no entorno da floresta já podem comemorar. A área vai passar da responsabilidade da Caixa Econômica Federal para o Ibama. A doação do terreno de 2.280.000 metros quadrados será formalizada ainda este mês e a previsão é que até dezembro o terreno seja incorporado ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A transferência da área era um sonho acalentado pelos moradores desde a década de 70, quando a Companhia Petropolitana, maior fábrica de tecidos da região, faliu. A empresa pertencia a José Soares Maciel Filho, homem de confiança de Getúlio Vargas, e era dona da Fazenda Alcobaça, onde está a reserva que abastecia a fábrica e ainda hoje abastece as casas de ex-operários e filhos de ex-operários da companhia. Com a falência, os proprietários se desfizeram do patrimônio e parte da floresta foi repassada ao antigo Banco Nacional de Habitação (BNH), para pagar dívidas que tinham com a União.

Em 1981, depois de uma enchente que deixou centenas de desabrigados na cidade, surgiu um clamor para que o BNH construísse casas populares para atender as vítimas da chuva. Ignorando que a área era de preservação permanente reconhecida por decreto do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF, extinto para dar lugar ao Ibama), o banco decidiu erguer ali as construções. O projeto inicial previa 1.500 casas, o que, além de destruir a floresta, prejudicaria o abastecimento de água na região.

“Na época, a floresta era uma área vulnerável porque desde a falência da fábrica não havia ali mais nenhum guarda ou bombeiro. Um dia uma moradora descobriu, durante um passeio na floresta, que já havia tratores derrubando árvores na região. Era o início dos trabalhos do BNH para construção das casas populares”, lembra Wilma Borsato, 70 anos, que nasceu no bairro Cascatinha, vizinho à reserva, e é uma das pioneiras na luta pela sua preservação. O caso foi denunciado à Polícia Federal e os moradores entraram com uma ação judicial contra o BNH. A obra foi embargada e, pelo menos duas grandes passeatas depois, a comunidade saiu vitoriosa: a Justiça determinou que era proibido construir casas na região da Reserva do Alcobaça.

Organizados primeiro em uma Comissão de Defesa da Floresta, e depois em uma Associação formalizada, os moradores do Alcobaça adotaram medidas para preservar a mata e seus mananciais. Os grupo passou mais de duas décadas tirando do próprio bolso o dinheiro para pagar a fiscalização da área por guardas florestais. É a água que sai da mata que abastece pelo menos 22% das casas do bairro Cascatinha, o que equivale a todas as construções da chamada Vila Operária e de dois loteamentos conhecidos como Nova Cascatinha.

Wilma se lembra de cada passo da mobilização que resultou numa floresta protegida por tanto tempo. “Passamos a nos reunir uma vez por mês no salão da igreja do bairro para falarmos sobre a floresta e recolher dos associados um valor referente a 1% do salário mínimo. O dinheiro servia para pagarmos três guardas que fiscalizavam o uso da floresta, impedindo o desmatamento, o despejo de lixo e o banho nas águas, e para a realização de um aceiro, feito uma vez por ano para evitar queimadas”, explica ela, que está contando toda essa história em um livro sobre o bairro, que pretende lançar ainda este ano.

O esforço popular começou a dar resultados. Juntos, os moradores organizaram a distribuição da água. Reuniram os canos que abasteciam a comunidade em um único ponto de captação, onde foi construída uma pequena barragem, e começaram a lutar para que a Floresta da Alcobaça, que se estende até os municípios de Magé e Teresópolis, fosse reconhecida como Reserva Ecológica. Em 1986, após a extinção do BNH, o terreno passou para a responsabilidade de Caixa Econômica Federal. O reconhecimento da Reserva do Alcobaça veio em maio de 1989.

Mas quem cuida da Reserva ainda são os moradores. A associação cobra R$ 3,50 mensais para cada terreno de 360 metros quadrados. “A transferência do terreno para o Ibama nos dá a segurança que procurávamos. Nosso maior medo era que, um dia, não conseguíssemos mais a mesma mobilização popular e perdêssemos força. Agora, com o Governo Federal, teremos a garantia de que ninguém vai tocar na mata”, acredita Roseane Borsato, 45 anos, filha de Wilma, lembrando que a luta comunitária fez dos moradores defensores da natureza. “Hoje, no bairro, ninguém pensa que a água sai da parede. Todos, até as crianças, sabem o caminho que ela tem que fazer para chegar até nossas casas. Eles sabem também que, se não preservarmos esse caminho, uma hora a água acaba”, explica.

Presidente da Associação de Defesa dos Mananciais do Alcobaça (ADMA), Luiz Augusto Rodrigues, 56 anos, vinte deles vividos no Cascatinha, espera que agora o Ibama impeça as tentativas de invasão. “Sempre fizemos um trabalho voluntário, mas sentíamos falta de algo mais técnico, mais profissional. Com o Ibama, a floresta estará mais protegida e mais segura”, considera.

Para o chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Ernesto Viveiros, a luta da comunidade do Cascatinha é um exemplo a ser seguido. “A doação da Reserva Ecológica do Alcobaça é o primeiro passo para a ampliação do Parque. Hoje nossa área não é suficiente para o trabalho que queremos desenvolver para a preservação de espécies como o muriqui (maior primata das Américas). A Reserva do Alcobaça será a primeira de outras a ser incorporada. Já estamos fazendo um levantamento de áreas no entorno para ver se também podemos integrá-las. Esperamos que, mesmo depois da transferência da área para o Ibama, a comunidade continue tendo compromisso com a preservação. Queremos que os moradores sejam nossos parceiros”, avisa Viveiros. Por isso, ressalta ele, o processo de incorporação do terreno levará em conta suas necessidades, em especial o consumo da água do manancial. Nada mais justo, para quem sempre cuidou da floresta tão bem.

* Juliana Fernandes é jornalista recém-formada e mora em Petrópolis (RJ). Trabalhou como repórter da editoria de interior do Jornal O Dia.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Genezio diz:

    Este valor de um por cento do salario mínimo estipulado pela Sr. Wilma Borsato é suficiente para todas as despesas necessárias relacionadas a ADMA.


  2. Genezio diz:

    Acho justo que continue a cobrança de um por cento do salario mínimo de cada morador que dá com sobra para preservação da mata,manancial e manutenção dos mesmos.