Reportagens

O dia da caça

O Japão saiu derrotado da Comissão Internacional de Baleias.Foram rejeitadas as propostas de suspender a moratória de caça e aumentar a cota de animais mortos.

Ana Antunes ·
24 de junho de 2005 · 19 anos atrás

O Japão deixou a reunião anual da Comissão Internacional de Baleias (IWC, na sigla em inglês), realizada entre os dias 20 e 24 de junho na Coréia do Sul, de cabeça baixa. A Noruega e a Islândia também. Os países baleeiros queriam o fim da moratória à caça às baleias e aumentar o número de espécimes abatidos de 440 para 850. Obtiveram dois “não!” como resposta. Mas não terminou por aí. Ainda receberam uma carta assinada por 25 países, incluindo o Brasil, repudiando as pesquisas nipônicas que exigem a morte de animais para fins científicos.

A Embaixada do Japão no Brasil afirmou que lamenta a derrota de suas propostas e que vai aumentar a cota de animais mortos de qualquer jeito devido a demanda de seus trabalhos. O secretário da Embaixada, Noritaka Akiyama, afirmou que a quantidade de baleias capturadas é baseada em dados estatísticos e que os estudos realizados por seu país são elogiados pela IWC.

Segundo José Truda, integrante da delegação brasileira na reunião e colunista de O Eco, o argumento é “balela de embaixada”. A Comissão Científica da IWC apresentou um documento este ano, assinado por 63 cientistas de 19 países, contra a pesquisa letal. Além disso, foi vetada a proposta japonesa de por fim ao Santuário Antártico.

A vitória dos conservacionistas foi comemorada por Truda, mas ele confessou que o aumento da cota científica não depende da comissão. “Cada país auto-regulamenta as suas cotas, por isso a IWC não pode punir ninguém.” Truda disse que para barrar os japoneses alguns países estão pensando em entrar na justiça internacional. “Os países vão alegar abuso político e econômico da ciência”, diz.

Mas o Brasil ganhou uma batalha quase que pessoal contra o Japão. Há cinco anos, o Itamaraty propõe junto com Argentina e África do Sul a criação de um Santuário do Atlântico Sul. O que significa proibir a caça de baleias em todo o oceano. Neste ano, a proposta foi aprovada por maioria simples: 29 votos contra 26. Ainda assim não passou. Pelas regras da Comissão, a criação de santuários necessita de ¾ dos votos. Ou seja, 41 países dizendo sim, somos contra a pesca no Atlântico Sul. Mas as delegações a favor da proposta não desanimaram, pois consideraram o resultado uma arma política contra a pressão dos países caçadores. “Essa vitória mostra que a vontade das nações conservacionistas deve ser preservada. Mesmo que a moratória seja abolida, vão ter que respeitar as nossas decisões,” disse Truda.

Outra votação em que o Japão saiu derrotado foi a do voto secreto. O país queria que a estratégia fosse adotada para reduzir a pressão ao seus apoiadores. Os protetores das baleias afirmam que o Japão está comprando votos de países pobres, como Nauru, Togo, Gâmbia e Camarões, que aderiram à matança de baleias este ano. Truda afirmou que o voto desses países é mais por política do que por ideais ambientais. Ele citou o Panamá como exemplo prático. O governo mudou e com ele o alinhamento com os caçadores também.

A próxima reunião acontece em maio de 2006 na lha caribenha de St. Kit’s & Nevis.

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2024

Após três semanas com cargo vago, governo nomeia novo superintendente do Ibama de SP 

Com histórico na área ambiental, Fabio Tadeu Buonavita foi nomeado nesta segunda-feira. Ele substitui a advogada Perla Muller, que pediu exoneração no início do mês

Reportagens
29 de abril de 2024

Como proteger os territórios do neoextrativismo, do “capitalismo parlamentar” e do “Estado de intimidação”?

Coletivo elenca políticas que agravaram destruição socioambiental no Brasil entre 2019 e 2022 e evidenciam importância dos “lançadores de alerta” e das Ciências Sociais para evitar tragédias

Salada Verde
29 de abril de 2024

Funbio abre edital de 2 milhões de reais para projetos de Manejo Integrado do Fogo

Edital irá apoiar projetos de apoio a ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de unidades de conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.