“Governo intensifica ação contra garimpo em território Yanomami após assassinato de indígena” e mais
03 de maio de 2023
“A insistência em permanecer, mesmo com todos os esforços para o convencimento da saída pacífica, é uma demonstração de que existem forças muito poderosas economicamente por trás dessa ação criminosa”, afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em coletiva de imprensa em Boa Vista, Roraima, nesta segunda-feira (1º). A ação em questão foi o atentado de garimpeiros contra a terra indigena Yanomami que resultou na morte de Ilson Xirixana, agente de saúde, e em dois indígenas feridos no sábado passado (29).
“Estamos trabalhando para que possa ser, de fato, uma saída pacífica, tranquila, porque o conflito não interessa a ninguém, a gente não quer que haja violência, não queremos que essa ação promova mais violência no território”, disse a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara na terça (02). O governo Federal dá início hoje à retirada da população não indígena que ocupa ilegalmente parte da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Nordeste do Pará. São cerca de 1.600 pessoas que têm até o dia 31 de maio para saírem “pacífica e voluntariamente” da área. Após esse período, uma força-tarefa será formada para a retirada compulsória.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Governo intensifica ação contra garimpo em território Yanomami após assassinato de indígena
A MP 1.151 e a Lei de Gestão de Florestas protegem as comunidades tradicionais?
INPE publica taxa consolidada do PRODES 2022: Amazônia perdeu 11.594 km²
Governo começa a retirar invasores de Terra Indígena no nordeste do Pará
Duas onças-pintadas são atropeladas em rodovia que corta parque estadual em SP
Integração: palavra-chave para salvar o bugio-ruivo
MMA prepara a retomada da participação social na Conabio
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.