Uma onça-pintada foi registrada em atividade de caça na Estação Ecológica Rio Acre (AC), no município de Assis Brasil (AC). Ela estava saindo das águas do rio que dá nome à unidade na tentativa de predar um porco-do-mato.
A ESEC Rio Acre está localizada em uma das mais isoladas e preservadas regiões da Amazônia brasileira. É uma unidade de proteção integral, sob gestão federal, com cerca de 80 mil hectares.
Segundo funcionários do ICMBio, outros felinos de grande porte, como a onça-parda (puma concolor), já haviam sido registrados em atividade dentro da área protegida. Onças pintadas também haviam sido registradas por câmeras-trap, mas nunca por humanos.
“Todos os anos fazemos um monitoramento da Unidade de Conservação, aliás, havíamos feito registros fotográficos de onças-pardas em anos anteriores, entretanto, essa é a primeira vez que conseguimos registrar uma onça pintada, principalmente tão perto da base de onde acampamos”, disse Lívia Chiavegatti, chefe da unidade, ao G1. Segundo apurou ((o))eco, a onça (pantera onca) registrada no vídeo é um macho jovem. O porco fugiu antes de ser predado.
Leia também
Fundo Casa abre chamada de R$ 2,5 mi para apoiar projetos na Mata Atlântica
O edital nacional prevê financiamento de até 42 iniciativas comunitárias voltadas à restauração florestal, geração de renda e adaptação climática no bioma →
Exposição imersiva sobre crise climática chega ao Rio
Exposição gratuita do Coral Vivo reúne experiências sensoriais e conteúdos científicos para mostrar como a crise climática já afeta oceanos, ecossistemas e sociedade →
Albardão não é de nenhuma pessoa. É, finalmente, deles
O Parque Nacional representa mais do que uma vitória política, técnica ou institucional. Ele representa uma rara decisão civilizatória: a de dizer que o mundo não existe para ser usado →





