Turistas de todo o Brasil estão sendo chamados a participar de uma pesquisa sobre preferências no turismo de natureza, com foco nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O participante poderá participar de um concurso cultural e concorrer a um dos 200 prêmios disponíveis. Iniciativa da Grande Reserva Mata Atlântica em conjunto com a consultoria técnica SPRINT Dados, a pesquisa é gratuita e pode ser acessada até o dia 25 de junho.
Com o objetivo de mapear interesses, hábitos e preferências de viagem voltadas ao turismo de natureza, os dados coletados na pesquisa serão utilizados por empresários do setor turístico de mais 60 municípios. Apesar do foco nos destinos de natureza entre o Sul de São Paulo, Litoral do Paraná e Norte de Santa Catarina, território da Grande Reserva Mata Atlântica, turistas de todo Brasil são convidados a participar.
A pesquisa será uma contribuição para o aumento da visibilidade da Mata Atlântica como um destino de natureza, segundo o coordenador de Comunicação e Relacionamento da Grande Reserva Mata Atlântica, Ricardo Borges. “O bioma é tão competitivo quanto a Amazônia e Pantanal. No entanto, ainda é preciso fazer um forte trabalho de promoção do território, das suas belezas naturais e culturais e do seu potencial turístico. O resultado de uma maior visibilidade é o fortalecimento da economia nessas regiões, especialmente para comunidades locais, já que grande parte dos destinos está em cidades menores, mas muito próximas de grandes centros urbanos brasileiros”, completou.
Os turistas que responderem a pesquisa serão direcionados para a área do concurso cultural “Mata Atlântica: presente e futuro” para concorrerem a prêmios. O concurso vai premiar 200 participantes que elaborarem uma resposta criativa para a pergunta: “Na sua visão, como a Mata Atlântica contribui para o presente e um futuro mais sustentável e equilibrado?”. Os prêmios vão desde ingressos para atividades de turismo de natureza e aventura, como trilhas, caiaque, arvorismo e passeios de barco em reservas naturais, até hospedagens em meio a natureza, experiências gastronômicas, cursos e descontos em produtos.
De acordo com o coordenador da Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica, Marcos Cruz, o concurso é uma forma de atrair mais respostas e divulgar alguns dos destinos. “Os prêmios do concurso foram todos doados por empresários que atuam no território da Grande Reserva, membros da Rede de Portais. Além de ser um chamariz para a pesquisa, já que os prêmios são bem atrativos, também é uma forma de divulgar o potencial turístico dessas regiões. É um esforço e trabalho coletivo muito importante”, disse. A pesquisa está disponível no link.
Leia também
Uma aventura pelo Caminho da Mata Atlântica
A argentina Julieta Santamaria decidiu ser a primeira pessoa a percorrer os 4 mil km da trilha de longo curso, que vai do RJ ao RS. Acompanhe também essa aventura →
O Turismo ocupando seu lugar na gestão participativa das Unidades de Conservação
Entidades do Trade Turístico podem – e devem! – participar do debate e contribuir com a gestão das áreas naturais protegidas →
Ecoturismo é destaque entre finalistas de Prêmio Nacional do Turismo
Votação está aberta ao público até o dia 1º de dezembro. Na categoria Governo, trilhas de longo curso e áreas protegidas ganham visibilidade na disputa →