“(in)justiça ambiental, para além de um conceito” e mais
16 de outubro de 2024
Santa Cruz é um dos 43 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, abrangendo cerca de 70% do território da cidade e abrigando 41% da população carioca, segundo dados do censo de 2022. O que a região tem de abundância em extensão, tem também de desigualdade. No local, ocorre um fenômeno conhecido na literatura acadêmica como a formação de “zonas de sacrifício”. Essas áreas são uma consequência do que entende-se como injustiça ambiental, que é um tipo de injustiça social. O racismo ambiental entra na manutenção dessas injustiças.
➡️ Fervo Urbano é um especial de ((o))eco composto por uma série de reportagens que apresentam os principais problemas climáticos de centros urbanos, mostrando também como a população pode participar da elaboração de soluções e políticas públicas.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Apib se distancia de novos representantes indígenas da comissão do Marco Temporal no STF
Projeto de lei que aumenta pena para crimes contra fauna avança no Congresso
Imposto Seletivo: mitigação e compensação de danos
(in)justiça ambiental, para além de um conceito
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.