Salada Verde

Fungos querem um lugar ao sol nas decisões da COP16

Ongs e cientistas alertam que a grande maioria das regiões mundiais mais importantes para conservá-los não tem proteção

Aldem Bourscheit ·
1 de novembro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Cali (Colômbia) – Maior rede de organismos vivos do planeta, os fungos tentam um lugar ao sol nas decisões na 16a Conferência dos Países (COP) ligados à Convenção da Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas. As espécies incluem de leveduras a bolores e cogumelos.

Organizações civis e científicas atuando no Brasil e outros países globais esperam que a necessária conservação dos fungos seja explicitada no documento final da Conferência, que deve acaba hoje (1o). O apelo não deve ser atendido.

Metas fixadas há 2 anos em Montreal (COP15) pedem a proteção geral de ao menos ⅓ das terras, águas doce e oceânicas e áreas costeiras, até 2030. Assim, cada nação pode mais proteger os fungos em seus planos de conservação. Até agora, 157 dos 196 países ligados à CDB não os entregaram, incluindo o Brasil.

Há outros movimentos, como um acordo fechado entre Chile e Reino Unido que demanda justamente mais peso para os fungos em acordos internacionais. Ao movimento se somaram Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Itália, Guinea, México, Peru, Benin e Camboja.

Como ((o))eco mostrou no especial A Vida Secreta dos Fungos, esses seres são um peso-pesado para manter a biodiversidade e o equilíbrio climático mundiais, reciclar nutrientes, preservar a qualidade dos solos – inclusive agrícolas – e fornecer insumos à indústria farmacêutica e de cosméticos.

Menos de 160 mil (4%) das estimadas até 3,8 milhões de espécies de fungos já foram registradas cientificamente. Nove em cada dez das regiões globais mais importantes para conservar fungos estão desprotegidas, alertaram entidades civis e cientistas, na COP16.

O repórter viajou a convite do IPAM.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Reportagens
17 de agosto de 2023

A vida secreta dos fungos

Presente em praticamente todos os pontos do planeta, no solo, ar, geleiras, vulcões e até em nosso organismo, a grande família dos fungos é uma peça-chave do equilíbrio ecológico e climático planetário

Reportagens
25 de outubro de 2024

Isolamento de áreas protegidas globais ameaça espécies emblemáticas como a onça-pintada

Grandes trilhas ajudam a unir fragmentos de vegetação natural e a cumprir metas de conservação demandadas na COP16

Reportagens
24 de outubro de 2024

Berçários da biodiversidade, manguezais também são grandes retentores de carbono

Estoque de carbono armazenado por manguezais brasileiros chega a 1,9 bilhões de CO2 retido, segundo pesquisa. Estimativa é que mais de 48 bi possam ser comercializados no mercado de carbono

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.