Salada Verde

Discurso fora de ordem

Em sonora publicada na sua página oficial, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) faz um discurso inflamado para os agricultores. Ele avisa que, caso o Ibama ou a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma) solicitem a averbação de terras destinadas à reserva legal, o proprietário deve recursar o pedido, já que um decreto presidencial estendeu o prazo até 11 de dezembro. Ele se baseia no fato de que as discussões sobre o novo código para julgar crimes ambientais ainda estão em andamento e afirma que a determinação sofrerá alterações. “Vamos mexer na lei e com a nova lei é que vamos determinar como vamos administrar isso, se é preciso averbar, se é preciso ficar na propriedade ou não”, diz. O político está certo, mas só quanto às datas que cita. Discurso pregando o não-cumprimento da lei pega muito mal e pode prejudicar os próprios produtores no futuro.

Salada Verde ·
3 de fevereiro de 2009 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
28 de agosto de 2026

Paulo Artaxo explica o El Niño no Brasil em entrevista ao Vozes do Planeta

Fenômeno deve ganhar força até outubro e expõe vulnerabilidade do agronegócio e da infraestrutura urbana, afirma o climatologista da USP no novo episódio do podcast

Análises
28 de agosto de 2026

Soluções Baseadas na Natureza transformam as cidades

Construir cidades com a natureza significa superar a falsa oposição entre desenvolvimento urbano e conservação da natureza

Notícias
27 de agosto de 2026

Desmatamento na Amazônia chega ao menor patamar desde 2013

Terras Indígenas são as áreas menos desmatadas, com o equivalente a somente 1,7% do total derrubado na região; quase 60% das TIs tiveram desmatamento zero

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.