Salada Verde

Promessas feitas a Lagamar

Moradores de município mineiro recorrem ao parlamento em busca de ajuda contra poluição e problemas de saúde. Mananciais suspeitos são afluentes do Rio São Francisco.

Salada Verde ·
16 de julho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Pequenos produtores rurais do município mineiro de Lagamar reuniram-se há poucos dias com o deputado Marcos Montes (DEM/MG). Eles foram reclamar dos impactos causados pela mineração no município vizinho de Vazante. Conforme representantes da comitiva ouvidos por O Eco, multiplicam-se casos de doenças, mortes de animais e da mata ciliar ao longo dos rios Santa Catarina e Paracatu. Ambos são afluentes do Rio São Francisco. O parlamentar prometeu a eles alguma ação.

Conforme relatório da Associação Vazantina de Ecologia, o rio Santa Catarina recebe esgotos e efluentes industriais a partir de seus formadores, os ribeirões Carrancas e Carrapato. Segundo a entidade, moradores próximos ao manancial, que usam suas águas, têm apresentado sintomas como dores de cabeça irritação nos olhos e na pele, dores de estômago e feridas nos membros inferiores. Também têm encontrado animais mortos e registrado abortos em vacas e éguas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Vazante é palco de um dos maiores crimes ambientais do país, onde uma mineração subterrânea de grandes proporções está provocando o afundamento do terreno em milhares de pontos e causando a poluição crônica de águas superficiais e subterrâneas.

Saiba mais:
Um município entrando no buraco
Tudo calmo em Patos
Polêmica persistente em Vazante

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de abril de 2026

Lobby da mineração avança sobre terras indígenas, aponta relatório da APIB

Documento identifica mais de 1.300 requerimentos na Amazônia e denuncia articulação política e jurídica para flexibilizar direitos territoriais

Notícias
8 de abril de 2026

Que Macaco é Esse? Aplicativo ajuda a identificar primatas de SP

A ferramenta traz fotos, sons e informações sobre as 12 espécies de primatas que podem ser encontradas nas unidades de conservação do estado de São Paulo

Salada Verde
8 de abril de 2026

UCBio recebe ativista Paul Watson para debates sobre preservação ambiental

O evento reúne referências globais para discutir a preservação da biodiversidade no mundo. As inscrições estão abertas para o encontro em Curitiba (PR)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.