Salada Verde

Promessas feitas a Lagamar

Moradores de município mineiro recorrem ao parlamento em busca de ajuda contra poluição e problemas de saúde. Mananciais suspeitos são afluentes do Rio São Francisco.

Salada Verde ·
16 de julho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Pequenos produtores rurais do município mineiro de Lagamar reuniram-se há poucos dias com o deputado Marcos Montes (DEM/MG). Eles foram reclamar dos impactos causados pela mineração no município vizinho de Vazante. Conforme representantes da comitiva ouvidos por O Eco, multiplicam-se casos de doenças, mortes de animais e da mata ciliar ao longo dos rios Santa Catarina e Paracatu. Ambos são afluentes do Rio São Francisco. O parlamentar prometeu a eles alguma ação.

Conforme relatório da Associação Vazantina de Ecologia, o rio Santa Catarina recebe esgotos e efluentes industriais a partir de seus formadores, os ribeirões Carrancas e Carrapato. Segundo a entidade, moradores próximos ao manancial, que usam suas águas, têm apresentado sintomas como dores de cabeça irritação nos olhos e na pele, dores de estômago e feridas nos membros inferiores. Também têm encontrado animais mortos e registrado abortos em vacas e éguas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Vazante é palco de um dos maiores crimes ambientais do país, onde uma mineração subterrânea de grandes proporções está provocando o afundamento do terreno em milhares de pontos e causando a poluição crônica de águas superficiais e subterrâneas.

Saiba mais:
Um município entrando no buraco
Tudo calmo em Patos
Polêmica persistente em Vazante

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
24 de julho de 2026

Caminhoneiros autônomos reclamam de dificuldade na aquisição de veículos menos poluentes

Relatos mostram que em três anos de vigência do Proconve P8, Brasil não avançou para transição energética justa no transporte rodoviário de carga

Notícias
24 de julho de 2026

Novo centro no RJ vira marco para restauração da Mata Atlântica

O centro será um espaço de pesquisa, capacitação e um amplificador de boas práticas na recuperação do bioma, promovido pela Associação Mico-Leão-Dourado

Análises
24 de julho de 2026

Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul

Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.