Salada Verde

Poluentes concentrados no fundo do mar

Deputado Federal Sarney Filho quer selo verde para exploração da camada pré-sal e alerta que concentração de gás carbônico naquele reservatório é superior a dos poços tradicionais.

Salada Verde ·
22 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Voz quase isolada no Congresso, o deputado Sarney Filho (PV/MA) propôs esta semana que o governo adote um “selo verde” para a exploração do petróleo nas profundezas do pré-sal. A chancela seria obtida com um inventário sobre as emissões de poluentes e sua devida compensação ambiental.

“Dentro de 15 anos, caso o Brasil não adote as medidas exigidas pela nova economia mundial, o país correrá o risco de ter o seu petróleo e gás rejeitados por outros países que já começam a discutir alternativas para diminuir o uso do combustível fóssil, um dos maiores vilões do  efeito estufa”, afirmou o parlamentar em reunião da Comissão Especial do Pré-Sal.

Segundo ele, estudos mostraram que a concentração de gás carbônico (CO2) daquela reserva de petróleo é de três a quatro vezes maior do que nos poços tradicionais. “Isso certamente agravará a participação nas emissões de gases, por parte dos setores da energia e da indústria”.


Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.