Salada Verde

Esgoto na Lagoa dos Barros

Projeto ligado ao PAC vai despejar efluentes em manancial no litoral gaúcho. Prefeituras e ambientalistas discordam da empreitada.

Salada Verde ·
13 de novembro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Iniciativa da prefeitura de Osório, no litoral gaúcho, está deixando cidadãos em alerta. O projeto ligado ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê a instalação de uma estação de tratamento de esgotos às margens da Lagoa dos Barros e o despejo de efluentes em suas águas. A empreitada tem aval dos órgãos estaduais, mas está deixando a prefeitura vizinha de Santo Antônio da Patrulha, ambientalistas e cidadãos preocupados com possível contaminação das águas e prejuízos ao meio ambiente e ao turismo. Administradores públicos de Osório dizem que não há perigo de poluição, pois a estação de tratamento usaria das tecnologias mais avançadas. Mas os patrulhenses seguem questionando, já que o município tem mais de vinte lagoas e procurou justamente aquela para despejar seus resíduos..

Leia também

Notícias
2 de julho de 2024

Com servidores ambientais em greve, ministra da Gestão se compromete a reabrir negociações

Categoria entrou em greve em 24 estados após fim das negociações pela reestruturação da carreira; promessa foi feita a servidores da Paraíba, durante evento em João Pessoa

Reportagens
2 de julho de 2024

Do Chuí ao Oiapoque na maior trilha do Brasil

Com mais de 2.500 quilômetros já percorridos, o francês Johann Grondin realiza sua maior aventura, literalmente, ir a pé de um extremo ao outro do Brasil

Reportagens
2 de julho de 2024

Calor extremo: como a crise climática impacta trabalhadores na América Latina

Eventos climáticos extremos e aumento das temperaturas colocam em risco saúde dos trabalhadores e demandam medidas de adaptação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 10

  1. Mara diz:

    Total disrespeito com os cidadãos Patrulhenses isso é a inveja pq eles não tem um ponto turístico que atrai nem a metade do público que a nossa lagoa atrai,espero que providências sejam tomadas,vão largar essas imundices nas lagoas de vocês invejosos


  2. Alexandre diz:

    O problema é que Osório tem que tratar seu esgoto o mais rápido possível, é inaceitável poluir 3 lagoas como ocorre hoje porque não põe a estação de tratamento em funcionamento, a ignorância das pessoas e falta de compromisso do poder público está acabando com o Marcelino, Peixoto e Pinguela!


  3. luis diz:

    A CAUSA DOS DESPEJOS E POLUENTES ENCONTRADOS NA LAGOA DOS BARROS ESTÃO SENDO ANALISADOS PELOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS DOS DOIS MUNICÍPIOS…
    NÃO FICA BEM CLARO ONDE STO ANTONIO ESTA LARGANDO SEUS DEJETOS…MAIS PREOCUPANTE O FATO DE STO ANTONIO TER UM ÍNDICE DE INDUSTRIALIZAÇÃO MAIOR QUE OSORIO…


  4. Elaine diz:

    Gente e uma pena isso ,uma lagoa tão maravilhosa ,e poluída, era o único lugar que eu veraneio ,eu estou muito chateada com isso .


  5. Luciana Fernandes diz:

    Logicamente não é um empreendimento bom, caso
    Fosse Osório iria utilizar-se das Várias lagoas
    Que possui em seu território.


    1. Gilberto diz:

  6. Andre Rocha diz:

    Cadê as autoridades. Isto tem que parar já está morrendo peixes


  7. Mario Fernandes diz:

    No discurso tudo muito bem, mas na prática essas "tecnologias modernas" sabemos que não darão conta e o esgoto vai parar mesmo é na lagoa. Pressionar contra a instalação já!


  8. Ana Clara Maciel diz:

    Às tecnologias utilizadas não é das mais modernas e está funcionando fora dos patrões. Documentalmente comprovado.


    1. Gilberto diz:

      Não está funcionando pois existe uma ação que está trancando