Para abrigar e recuperar o patrimônio cultural dos esportes de montanha, a Espanha projeta criar este ano seu primeiro museu nacional do montanhismo, no Vale de Liébana, aos pés dos Picos de Europa. O local reunirá textos, pinturas, fotografias, livros, revistas, filmes e material de alpinismo que foram criados e usados ao longo de vidas dedicadas às altitudes. Tudo para que as gerações que chegam conheçam e desfrutem das histórias do esporte em um local aberto a todos.
O museu ocupará um prédio com 1.500 metros quadrados cedido pelo município de Cillórigo de Liébana, onde por muitos anos se produziram os vinhos Tostadillo de Liébana e próximo ao parque nacional Picos de Europa. Conforme informações do site Desnivel.com, o projeto ambicioso cria um ambiente dinâmico, em movimento contínuo e não uma simples exposição de relíquias, atraindo conferências, apresentações de livros, filmes, seminários e cursos, além do natural intercambio de acervo com outros centros internacionais similares.
Em junho 2002, o renomado alpinista tirolês Reinhold Messner participou da inauguração de um museu da montanha no centro de visitantes El Dornajo, acessível pela estrada que liga Granada à Sierra Nevada, no sul da Espanha.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A Era do Fogo: o alerta que vem da França
Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência →
As árvores não falham. As cidades, sim
Em um clima cada vez mais extremo, o risco não está nas árvores, mas em décadas de planejamento inadequado, manejo deficiente e negligência com a arborização urbana →
Ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro pode ser vice de Flávio
Senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou, em nota, que discutiu a possibilidade de compor a chapa com o filho do ex-presidente, mas que decisão ainda precisa passar pelo partido →

