Salada Verde

Ultramaratona pantaneira

Conferimos a estréia do documentário Pantanal 120k, onde dupla de Brasília varou a planície alagada em 24 horas de corrida.

Salada Verde ·
29 de março de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 
Assistimos ontem (28) à primeira exibição em Brasília do documentário Pantanal 120k. Em 52 minutos, a produção dirigida por Caetano Curi revela as peripécias dos atletas Weimar Petengill e Adauto Belli, deficiente visual, ao completarem 120 quilômetros de corrida entre Corumbá e a região do Passo do Lontra, no Mato Grosso do Sul. Tudo isso em meio ao clima severo e belezas únicas do Pantanal, um dos maiores refúgios da vida silvestre do planeta. O trajeto foi percorrido em quase 24 horas de estafante corrida, em dezembro passado. A proeza foi possível através de uma parceria da Desbrava com a produtora Cinevideo.

O desafio agora é conseguir espaço para veicular a produção, em canal de TV aberto ou a cabo. O filme também será inscrito em festivais nacionais e internacionais. Confira trechos acima.

A primeira aventura de Weimar e Adauto aconteceu no início do ano passado, quando completaram 1.700 quilômetros entre Brasília e Paraty (RJ) usando uma bicicleta dupla. A proeza virou livro, o Brasília-Paraty, somando pernas para dividir impressões. A próxima empreitada está planejada para acontecer em junho, na Amazônia. A bordo de um caiaque, devem percorrer 500 quilômetros de rios entre Manaus e Parintins, no Amazonas. No ano que vem, quem sabe uma alta montanha.

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.