Salada Verde

Pantanal terá audiência pública sobre hidrelétricas

Previsão da instalação de uma centena de empreendimentos hidrelétricos no bioma suscita o debate ambiental na região.

Redação ((o))eco ·
14 de julho de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O primeiro alerta para os impactos ambientais causados por empreendimentos de geração de energia no Pantanal surgiu durante a Conferência Internacional de Áreas Úmidas, realizada em Cuiabá (MT) em 2008. Com a implementação de muitas usinas e previsão de construção de outra centena,  organizações da sociedade civil  conseguiram, por meio de um inquérito público, propor uma audiência sobre os impactos dos projetos. 

O Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul promoverá, no dia 20 de Julho,  encontro para debater as questões ligadas aos empreendimentos hidrelétricos no Pantanal e seus impactos ao equilíbrio ecológico do meio ambiente. 

O evento contará com a presença de representantes políticos e de organizações ambientais, pesquisadores, e organizações não-governamentais. Serão discutidas medidas judiciais e extrajudiciais essenciais à proteção do meio ambiente do Pantanal, já que estão previstos mais de cem projetos para a geração de energia na Bacia do Alto Paraguai e tais empreendimentos tendem a não levar em consideração o impacto acumulado sobre o ecossistema pantaneiro. 

A discussão levará em consideração a sobrevivência das populações ribeirinhas, o impacto nas atividades turísticas e as alternativas técnicas para o funcionamento ecológico das barragens. “É preciso definir limites para a exploração dos recursos naturais, garantindo que o processo de desenvolvimento econômico contemple os preceitos constitucionais de tutela do meio ambiente”, afirma o procurador Wilson Rocha Assis. (Laura Alves com informaçõe do MPF-MS)
 
Serviço:
 
Evento: “Empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Alto Paraguai – A exploração energética e a integridade ecológica do Pantanal” – Audiência Pública
 
Data: 20 de julho, terça-feira 

Horário: 14 horas 

Local: Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul (Avenida Afonso Pena, nº4444. Vila Cidade. Campo Grande/MS)

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.