O Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul promoverá, no dia 20 de Julho, encontro para debater as questões ligadas aos empreendimentos hidrelétricos no Pantanal e seus impactos ao equilíbrio ecológico do meio ambiente.
O evento contará com a presença de representantes políticos e de organizações ambientais, pesquisadores, e organizações não-governamentais. Serão discutidas medidas judiciais e extrajudiciais essenciais à proteção do meio ambiente do Pantanal, já que estão previstos mais de cem projetos para a geração de energia na Bacia do Alto Paraguai e tais empreendimentos tendem a não levar em consideração o impacto acumulado sobre o ecossistema pantaneiro.
A discussão levará em consideração a sobrevivência das populações ribeirinhas, o impacto nas atividades turísticas e as alternativas técnicas para o funcionamento ecológico das barragens. “É preciso definir limites para a exploração dos recursos naturais, garantindo que o processo de desenvolvimento econômico contemple os preceitos constitucionais de tutela do meio ambiente”, afirma o procurador Wilson Rocha Assis. (Laura Alves com informaçõe do MPF-MS)
Serviço:
Evento: “Empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Alto Paraguai – A exploração energética e a integridade ecológica do Pantanal” – Audiência Pública
Data: 20 de julho, terça-feira
Horário: 14 horas
Local: Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul (Avenida Afonso Pena, nº4444. Vila Cidade. Campo Grande/MS)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca
Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos →
Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades
No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A
Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas →

