Salada Verde

Hidrelétricas no Mekong ameaçam peixes gigantes

Relatório da WWF evidencia altos impactos ambientais que construção de barragens no rio Mekong causarão no delta do rio e para espécies gigantes ameaçadas.

Redação ((o))eco ·
28 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 
Bagre de Mekong (Pangasianodon gigas) uma das espécies gigantes ameaçadas pelo projeto de barragem no rio Mekong.
 

Um projeto de hidrelétrica no rio Mekong, na província de Sayabouly, norte de Laos está recebendo críticas antes mesmo de sua aprovação pela Comissão do rio Mekong. A represa de Sayabouly, diz um comunicado da WWF,  irá reduzir a quantidade de sedimentos que descem em direção ao delta do rio Mekong, aumentando a vulnerabilidade dessa área aos impactos das mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar.

Os impactos dessa barragem estariam também direcionados a  espécies raras e ameaçadas presentes no rio Mekong, que inclue quatro das 10 maiores espécies de peixes gigantes de água doce, como o bagre e a arraia gigantes.
 
A WWF apoia o atraso na aprovação das represas no rio para garantir a compreensão total de todos os seus impactos, positivos e negativos, de sua instalação e operação. Os impactos das represa não e restritos às espécies gigantes, eles acentuariam também os impactos em uma das regiões mais produtivas de agricultura e piscicultura do mundo.

O relatório da WWF, “Rio dos gigantes: peixes gigantes de Mekong” sugere que o bagre de Mekong migra do lago Tonle Sap no Camboja para desovar no norte da Tailândia e Laos. Qualquer barragem construída no rio impediria essa rota de migração, pois os peixes gigantes não conseguiriam transpor os obstáculos da construção. Isso levaria a um colapso da população. (Laura Alves)

Barragens planejadas para o rio Mekong

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.