Salada Verde

Hidrelétricas no Mekong ameaçam peixes gigantes

Relatório da WWF evidencia altos impactos ambientais que construção de barragens no rio Mekong causarão no delta do rio e para espécies gigantes ameaçadas.

Redação ((o))eco ·
28 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 
Bagre de Mekong (Pangasianodon gigas) uma das espécies gigantes ameaçadas pelo projeto de barragem no rio Mekong.
 

Um projeto de hidrelétrica no rio Mekong, na província de Sayabouly, norte de Laos está recebendo críticas antes mesmo de sua aprovação pela Comissão do rio Mekong. A represa de Sayabouly, diz um comunicado da WWF,  irá reduzir a quantidade de sedimentos que descem em direção ao delta do rio Mekong, aumentando a vulnerabilidade dessa área aos impactos das mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar.

Os impactos dessa barragem estariam também direcionados a  espécies raras e ameaçadas presentes no rio Mekong, que inclue quatro das 10 maiores espécies de peixes gigantes de água doce, como o bagre e a arraia gigantes.
 
A WWF apoia o atraso na aprovação das represas no rio para garantir a compreensão total de todos os seus impactos, positivos e negativos, de sua instalação e operação. Os impactos das represa não e restritos às espécies gigantes, eles acentuariam também os impactos em uma das regiões mais produtivas de agricultura e piscicultura do mundo.

O relatório da WWF, “Rio dos gigantes: peixes gigantes de Mekong” sugere que o bagre de Mekong migra do lago Tonle Sap no Camboja para desovar no norte da Tailândia e Laos. Qualquer barragem construída no rio impediria essa rota de migração, pois os peixes gigantes não conseguiriam transpor os obstáculos da construção. Isso levaria a um colapso da população. (Laura Alves)

Barragens planejadas para o rio Mekong

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.