
|
Use os cursores para explorar a área
|
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Fundação Interamericana, aportaram recursos em um projeto da Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba (Cooperguará Ecotur),no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. O objetivo é fortalecer as atividades de turismo na região a partir de melhorias na gestão da entidade, serviços oferecidos e opções de roteiros.
Embora se situe em área de extensa riqueza natural, integrante do maior e mais importante remanescente florestal da Mata Atlântica em todo o país (o Corredor da Serra do Mar), a região em que a APA se situa apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Ao longo de seus mais de três quilômetros quadrados de extensão, a unidade abriga outras áreas protegidas, como o Parque Nacional de Superaguri e a Estação Ecológica de Guaraqueçaba. Juntas, elas formam um grande mosaico de atrativos e altos níveis de belezas cênicas.
Para além de incrementar as visitações públicas na região, a Cooperguará (iniciativa de pequenos empreendedores para aumentar o turismo de base comunitária) também procura interromper o extrativismo e a caça ilegal, responsáveis pelos piores impactos da APA. Os moradores locais serão envolvidos no processo, o que lhes garantirá capacitação e acréscimo nas rendas familiares. Esta medida também deve reduzir os crimes ambientais. (Felipe Lobo)
Leia também
STF anula lei do Acre que permitia privatização de áreas em florestas públicas
A Corte considerou inconstitucional regra que autorizava conceder título definitivo e retirar áreas do regime de floresta pública após dez anos de uso ou posse →
10 Livros para Mergulhar em Conservação, parte 6: Uma Ética Ecológica e Evolutiva
Hoje em dia, nenhum sentimento faz tanta falta – e não só na conservação – quanto a empatia. E ela vem de saber quem nós somos e qual nossa relação com todo o resto →
Thousands of Mining Projects Threaten Water and Biodiversity in Brazil’s Largest Mountain Range
Growing extraction in the Serra do Espinhaço in the state of Minas Gerais also supplies the demand for critical inputs used for renewable energy transition →




