Salada Verde

Turismo como gerador de renda

Incentivo à cooperativa de turismo pode auxiliar no desenvolvimento econômico de área protegida situada no principal remanescente florestal da Mata Atlântica.

Redação ((o))eco ·
22 de fevereiro de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
APA de Guaraqueçaba forma corredor de Mata Atlântica no norte do Paraná. foto: por J. X. Vianna
APA de Guaraqueçaba forma corredor de Mata Atlântica no norte do Paraná. foto: por J. X. Vianna
Use os cursores para explorar a área


Visualizar APA Guaraqueçaba em um mapa maior

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Fundação Interamericana, aportaram recursos em um projeto da Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba (Cooperguará Ecotur),no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. O objetivo é fortalecer as atividades de turismo na região a partir de melhorias na gestão da entidade, serviços oferecidos e opções de roteiros.

Embora se situe em área de extensa riqueza natural, integrante do maior e mais importante remanescente florestal da Mata Atlântica em todo o país (o Corredor da Serra do Mar), a região em que a APA se situa apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Ao longo de seus mais de três quilômetros quadrados de extensão, a unidade abriga outras áreas protegidas, como o Parque Nacional de Superaguri e a Estação Ecológica de Guaraqueçaba. Juntas, elas formam um grande mosaico de atrativos e altos níveis de belezas cênicas.

Para além de incrementar as visitações públicas na região, a Cooperguará (iniciativa de pequenos empreendedores para aumentar o turismo de base comunitária) também procura interromper o extrativismo e a caça ilegal, responsáveis pelos piores impactos da APA. Os moradores locais serão envolvidos no processo, o que lhes garantirá capacitação e acréscimo nas rendas familiares. Esta medida também deve reduzir os crimes ambientais. (Felipe Lobo)

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.