Notícias

Lou Menezes lança livro sobre rainha do cerrado

A orquídea Cattleya walkeriana em suas diversas variedades é o tema da mais nova publicação da chefe do Orquidário Nacional do Ibama.

Daniele Bragança ·
7 de julho de 2011 · 13 anos atrás
Cattleya walkeriana, a rainha do Cerrado. foto: Josie
Cattleya walkeriana, a rainha do Cerrado. foto: Josie
A orquídea Cattleya walkeriana é o tema da mais nova publicação da engenheira florestal Lou Menezes, chefe do Orquidário Nacional do Ibama. Nesse novo livro – já é o oitavo da pesquisadora feito através do Projeto Orquídeas do Brasil – Lou Menezes apresenta a popular orquídea Cattleya walkeriana, também conhecida como rainha do cerrado, em suas diversas variedades, além de abordar os temas da suaconservação, cultivo e comércio ilegal.

Lançado no dia 18 de junho, em Rio Claro (SP), durante a 67ª Exposição de Orquídeas, maior centro de exposição de orquídeas do Brasil, o livro pode ser adquirido no Orquidário Nacional do Ibama.

A Cattleya walkeriana é muito procurada, principalmente nos países asiáticos. Aqui, há uma associação de orquidófilos voltadas exclusivamente para a apreciação desta espécie: a Associação da Cattleya walkeriana (ACW), que possui uma espécie de filial no outro lado do planeta, a ACW Japan.

Lou Menezes é uma das mais respeitadas pesquisadoras de orquídeas do mundo. Em seu trabalho de mais de 20 anos de pesquisa com orquídeas, já descobriu diversas espécies e homenageou personalidades batizando as orquídeas com nomes de colegas e pessoas que se destacaram na luta pela conservação, como a ex-presidente do Ibama Maria Tereza Jorge de Pádua – que é colunista de ((o))eco) -, que batizou a orquídea Laelia purpurata Maria Tereza (espécie de Santa Catarina) e até de primeiras damas famosas como Carla Bruni e Michelle Obama.

{iarelatednews articleid=”22852″}
 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo Cesar Andrade diz:

    Fala Lou…sou seu primo, Paulinho do Rio, filho de Milton e Luizinha…entre em contato comigo
    [email protected]
    Bjos