Lou Menezes lança livro sobre rainha do cerrado

A orquídea Cattleya walkeriana em suas diversas variedades é o tema da mais nova publicação da chefe do Orquidário Nacional do Ibama.

7 de julho de 2011 · 13 anos atrás
Cattleya walkeriana, a rainha do Cerrado. foto: Josie
A orquídea Cattleya walkeriana é o tema da mais nova publicação da engenheira florestal Lou Menezes, chefe do Orquidário Nacional do Ibama. Nesse novo livro – já é o oitavo da pesquisadora feito através do Projeto Orquídeas do Brasil – Lou Menezes apresenta a popular orquídea Cattleya walkeriana, também conhecida como rainha do cerrado, em suas diversas variedades, além de abordar os temas da suaconservação, cultivo e comércio ilegal.

Lançado no dia 18 de junho, em Rio Claro (SP), durante a 67ª Exposição de Orquídeas, maior centro de exposição de orquídeas do Brasil, o livro pode ser adquirido no Orquidário Nacional do Ibama.

A Cattleya walkeriana é muito procurada, principalmente nos países asiáticos. Aqui, há uma associação de orquidófilos voltadas exclusivamente para a apreciação desta espécie: a Associação da Cattleya walkeriana (ACW), que possui uma espécie de filial no outro lado do planeta, a ACW Japan.

Lou Menezes é uma das mais respeitadas pesquisadoras de orquídeas do mundo. Em seu trabalho de mais de 20 anos de pesquisa com orquídeas, já descobriu diversas espécies e homenageou personalidades batizando as orquídeas com nomes de colegas e pessoas que se destacaram na luta pela conservação, como a ex-presidente do Ibama Maria Tereza Jorge de Pádua – que é colunista de ((o))eco) -, que batizou a orquídea Laelia purpurata Maria Tereza (espécie de Santa Catarina) e até de primeiras damas famosas como Carla Bruni e Michelle Obama.

{iarelatednews articleid=”22852″}