Notícias

Banco Mundial financia projeto de gestão de água no Brasil

Empréstimo vai financiar o Interáguas, programa que  visa o planejamento integrado do setor de água, além de financiar sistema de gestão de risco de desastres.

Daniele Bragança ·
18 de julho de 2011 · 14 anos atrás

O Banco Mundial (Bird) anunciou na quarta-feira, dia 13, a aprovação de um empréstimo de 107,3 milhões de dólares para o Programa Federal de Desenvolvimento do Setor Hídrico (Interáguas) e um sistema de gestão de desastres naturais na região nordeste.

O empréstimo vai financiar o Interáguas, programa administrado pela Agência Nacional das Águas (ANA) em conjunto com os ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e da Cidades, e visa o planejamento integrado do setor de água, além de financiar sistema de gestão de risco de desastres, a ser implementado na região Nordeste.

Em seu comunicado, o Bird afirmou que apesar de o Brasil possuir quase 20% da água doce do mundo, o país é marcado por uma distribuição muito desigual da provisão de água e enfrenta um crescente número de desastres naturais como inundações e secas, com grande impacto social, e que o empréstimo marcará mais uma etapa de investimentos do Banco no setor hídrico, que investe no setor no Brasil desde 1971.

O projeto vai apoiar os esforços do Brasil para oferecer acesso equitativo, confiável e sustentável aos serviços de abastecimento de água e saneamento, por meio de um planejamento integrado e eficaz em todo o setor. O objetivo é otimizar investimentos públicos, maximizar o retorno econômico e social, e garantir a sustentabilidade ambiental e social, destacou o Bird no comunicado.

{iarelatednews articleid=”24899,24894,16324,15266″}

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.