Notícias

Banco Mundial financia projeto de gestão de água no Brasil

Empréstimo vai financiar o Interáguas, programa que  visa o planejamento integrado do setor de água, além de financiar sistema de gestão de risco de desastres.

Daniele Bragança ·
18 de julho de 2011 · 13 anos atrás

O Banco Mundial (Bird) anunciou na quarta-feira, dia 13, a aprovação de um empréstimo de 107,3 milhões de dólares para o Programa Federal de Desenvolvimento do Setor Hídrico (Interáguas) e um sistema de gestão de desastres naturais na região nordeste.

O empréstimo vai financiar o Interáguas, programa administrado pela Agência Nacional das Águas (ANA) em conjunto com os ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e da Cidades, e visa o planejamento integrado do setor de água, além de financiar sistema de gestão de risco de desastres, a ser implementado na região Nordeste.

Em seu comunicado, o Bird afirmou que apesar de o Brasil possuir quase 20% da água doce do mundo, o país é marcado por uma distribuição muito desigual da provisão de água e enfrenta um crescente número de desastres naturais como inundações e secas, com grande impacto social, e que o empréstimo marcará mais uma etapa de investimentos do Banco no setor hídrico, que investe no setor no Brasil desde 1971.

O projeto vai apoiar os esforços do Brasil para oferecer acesso equitativo, confiável e sustentável aos serviços de abastecimento de água e saneamento, por meio de um planejamento integrado e eficaz em todo o setor. O objetivo é otimizar investimentos públicos, maximizar o retorno econômico e social, e garantir a sustentabilidade ambiental e social, destacou o Bird no comunicado.

{iarelatednews articleid=”24899,24894,16324,15266″}

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
20 de maio de 2024

Criação de novo órgão para combate à crise climática preocupa servidores ambientais

Possibilidade foi anunciada por Marina Silva no final de semana. Antes de criar novos órgãos, servidores pedem do governo valorização da carreira ambiental

Reportagens
20 de maio de 2024

Estudo propõe mudanças para simplificar legislação da Mata Atlântica e aumentar a conservação

Ausência de método para classificar estágios da floresta em resolução vigente dá margem para supressão de áreas que prestam importantes serviços ecossistêmicos

Notícias
20 de maio de 2024

Com apenas 4 indivíduos, cientistas alertam para extinção iminente da choquinha-de-alagoas

Ave ocorre apenas na Mata Atlântica do nordeste, entre Alagoas e Pernambuco, foi duramente afetada pelo desmatamento e hoje pode ser encontrada numa única localidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.