Colunas

Montanhista de carteirinha

Em 10 anos, Bernardo Collares aprendeu a escalar e se apaixonou pela prática de tal forma que ajudou a criar a federação do Rio e a organizar o esporte no Brasil.

19 de dezembro de 2005 · 18 anos atrás

Bernardo: Uma coisa curiosa que temos feito é exatamente tentar representar a comunidade montanhista como um todo, independente de serem ou não filiados a algum clube ou à federação. Desta forma o pessoal que prefere ficar independente acaba se sentindo representado e naturalmente eles se aproximam para opinar, ajudar e etc. A FEMERJ tem uma lista de discussão na internet que hoje tem em torno de 600 pessoas de todo o Brasil.Pela forma aberta e participativa que temos trabalhado, estamos conseguindo que a comunidade esteja junto com a gente. Tenho viajado o Brasil e vejo (com grande felicidade) o quanto a FEMERJ é referência por aí.Tudo o que fizemos até hoje é público e disponível para quem quiser usar como referência. É um trabalho voluntário, difícil e eterno, mas ao mesmo tempo, é muito recompensador quando é possível perceber os bons resultados.Os montanhistas ainda têm um bom e longo caminho a percorrer, mas o que foi feito e está sendo feito até hoje está numa linha muito boa. Todos têm plena consciência da importância de criarmos uma auto-regulamentação, senão outros farão isso por nós. Já encontramos nosso caminho….e estamos trilhando-o passo a passo.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.