Colunas

Fui no Itororó, Beber Água, Não Achei…

Sobrevoar a África e ver tantos desertos, muitos criados por desmatamento e não por vontade da natureza, levam a pensar sobre os rumos que damos aos recursos.

14 de junho de 2006 · 18 anos atrás

Finalmente o avião pousa em Dubai que, em termos de natureza é mais desértico que a maioria da África. Suas terras são basicamente uma seqüência interminável de dunas de areia onde nada cresce, intermediadas por uns poucos vales semi-áridos e meia dúzia de óasis. Ainda assim, Dubai não expulsa seu povo. Pelo contrário, espetada por prédios modernos, restaurantes variados, lojas avitrinadas, farta oferta de empregos e jardins irrigados, a cidade atrai milhares de imigrantes. Os Emirados já foram pobres; miseráveis mesmo. Hoje têm petróleo, que comprou opulência e conforto. Comprou até água em abundância, dessalinizada diretamente do mar, em um dispendioso processo químico. Como se vê, onde há dinheiro, a onça sempre encontra onde beber.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.