A devastação na Amazônia tem sido tema constante na mídia, principalmente depois do anúncio da expansão de suas áreas degradadas. Diariamente, o assunto pipoca em forma de reportagens, notas e editoriais. Isso todos podem comprovar abrindo qualquer jornal ou revista. O que nem todo mundo sabe é que, há vários meses, outro setor da imprensa começou a dar mais importância para nossas florestas: os cartunistas.
O tema da ecologia sempre foi abraçado por artistas. No entanto, o crescimento no número de concursos que exploram o assunto chama a atenção. A lista chega a ser longa: I Salão de Humor pela Floresta Amazônica, I Salão do Humor Ecológico de Campos, I Salão do Humor da Amazônia – Ecologia no traço, todos realizados em 2007 ou nos primeiros meses de 2008.
Além do desmatamento, a falta d´água e o aquecimento global também já se transformaram em imagens vencedoras de disputas internacionais. O objetivo dos concursos, de forma geral, é “chamar a atenção”, “alertar”, “conscientizar”, por meio da arte, para os problemas que o planeta tem enfrentado.
O resultados causam um deleite visual e poderiam ser considerados primorosos, não fossem retratos de uma tragédia. Clique na imagem para conferir o slide-show.
Leia também
Três anos após tragédia, 203 hectares de encostas em São Sebastião seguem em recuperação
Deslizamentos ocorridos em fevereiro de 2023 deixaram 853 cicatrizes de desmatamento na cidade. Cerca de 70% da área já está recoberta de vegetação →
Disputas e contradições continuam após a COP30
Plano Clima indica desafios de implementação; evitar mudanças profundas continua sendo uma linha de ação que envolve greenwashing, lobby e circulação de desinformação →
Como transformar a meta 30×30 de um slogan político para uma realidade ecológica
O recém-aprovado Tratado do Alto-Mar oferece uma oportunidade de proteger o oceano como nunca antes →





