Notícias

Modelo de mobilidade

Sistema mexicano de transporte público, baseado em corredores de ônibus, recebe prêmio da Universidade de Harvard por servir de exemplo de boas práticas na parceria publico-privada

Redação ((o))eco ·
5 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

O sistema de transporte público do México foi considerado internacionalmente como exemplo ser seguido pelas grandes cidades ao redor do mundo. Foi ele o vencedor do prêmio Roy Family Award para Parcerias Ambientais, concedido pela Universidade de Harvard a cada dois anos em reconhecimento das parcerias publico-privadas que apresentaram abordagens novas e criativas na solução de problemas ambientais. O modelo mexicano de Bus Rapid Transit (BRT) já foi replicado em outros países, como a China. Além de prover melhor qualidade de vida aos seus habitantes, o sistema mexicano reduz consideravelmente a poluição e a emissão de gases de efeito estufa, além de evitar gastos com saúde por problemas relacionados com a qualidade do ar. O sistema BRT do México é patrocinado pela Fundação Hewlett.

*

Não nos esqueçamos do sistema de transporte de Bogotá,o Transmilênio, também seguido como exemplo e lembrado como exemplo de boas práticas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
18 de março de 2026

Manifestação pressiona Paes a criar novas áreas protegidas no Rio antes de saída da prefeitura

Projeto de decreto que cria Corredor Azul, com quatro novas unidades de conservação que conectam os parques da Pedra Branca e da Tijuca aguarda assinatura do Executivo municipal

Reportagens
18 de março de 2026

Ponte do Futuro rasga habitat de primatas ameaçados na Paraíba

Governo da Paraíba ignora alternativas de traçado e desmata área-chave para sobrevivência de macaco-prego-galego e outras espécies sob risco de extinção

Salada Verde
18 de março de 2026

Avanço do desmatamento em restingas da Mata Atlântica preocupa ambientalistas

Mais de 70% do desmatamento registrado neste ecossistema entre 2023 e 2024 aconteceu no Ceará, mostra estudo. Expansão imobiliária e agricultura são vetores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.