Notícias

Potencial latino-americano

Projeto global que incentiva produção de biocombustíveis considera América Latina local privilegiado para produção de combustíveis limpos. Falta de pesquisas e gerenciamento são desafios.

Redação ((o))eco ·
30 de março de 2010 · 16 anos atrás

Pesquisadores do projeto Global Sustainanble Bioenergy (GSB), que congrega organizações de todo o mundo no desenvolvimento de biocombustíveis, reunidos na última semana no Brasil, chegaram à conclusão de que a América Latina tem todas as condições para se tornar referência na produção de combustíveis limpos. Clima. temperatura, disponibilidade de terras e diversidade de opções de matéria prima são fatores determinantes para isso. Mas, segundo resolução do GSB para região, a “realização desse potencial requererá determinação e diligência na criação de conhecimento e em sua aplicação e regulação”.

 

A conclusão do grupo também é de que a produção de biocombustível nesta região do globo tem se revelado uma oportunidade para o desenvolvimento econômico e social do continente, além de não comprometer sua produção agrícola ou seu ecossistema – entendimento contrário de muitos ambientalistas, que acreditam que a produção de cana-de-açúcar, no caso do Brasil, pode pressionar indiretamente o desmatamento na Amazônia.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O GSB vem se encontrando desde fevereiro em diversas partes do globo. O objetivo final do grupo é criar meios de substituir 25% da energia que move o transporte no mundo por biocombustíveis, sem que isso prejudique o meio ambiente, a sociedade e a produção de alimentos. Atualmente, no Brasil, 16% do suprimento energético primário total do país vêm da cana-de-açúcar e o etanol de cana-de-açúcar substitui mais de 30% da gasolina.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de julho de 2026

Da COP28 às últimas negociações em Bonn: o lugar da cultura no regime climático da ONU

A transversalidade do termo, que abre espaço para pautas como diversidade e direitos humanos, segue impedindo avanços e tratando a cultura como secundária ou alternativa

Salada Verde
21 de julho de 2026

Reserva do IBGE no Distrito Federal é transformada em Estação Ecológica

Com a mudança, a reserva ecológica de 1,3 mil hectares no Cerrado que abriga mais de 4 mil espécies passará a ser gerida de forma integrada entre IBGE e ICMBio

Análises
21 de julho de 2026

A quem serve um projeto que impede o Estado de agir contra crimes ambientais?

Embargos, apreensões, interdições e demais medidas cautelares não existem para punir. Existem para interromper o dano enquanto ele acontece

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.