Pesquisadores do projeto Global Sustainanble Bioenergy (GSB), que congrega organizações de todo o mundo no desenvolvimento de biocombustíveis, reunidos na última semana no Brasil, chegaram à conclusão de que a América Latina tem todas as condições para se tornar referência na produção de combustíveis limpos. Clima. temperatura, disponibilidade de terras e diversidade de opções de matéria prima são fatores determinantes para isso. Mas, segundo resolução do GSB para região, a “realização desse potencial requererá determinação e diligência na criação de conhecimento e em sua aplicação e regulação”.
A conclusão do grupo também é de que a produção de biocombustível nesta região do globo tem se revelado uma oportunidade para o desenvolvimento econômico e social do continente, além de não comprometer sua produção agrícola ou seu ecossistema – entendimento contrário de muitos ambientalistas, que acreditam que a produção de cana-de-açúcar, no caso do Brasil, pode pressionar indiretamente o desmatamento na Amazônia.
O GSB vem se encontrando desde fevereiro em diversas partes do globo. O objetivo final do grupo é criar meios de substituir 25% da energia que move o transporte no mundo por biocombustíveis, sem que isso prejudique o meio ambiente, a sociedade e a produção de alimentos. Atualmente, no Brasil, 16% do suprimento energético primário total do país vêm da cana-de-açúcar e o etanol de cana-de-açúcar substitui mais de 30% da gasolina.
Leia também
Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo
A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro →
Clima extremo desafia restauração em nova estratégia da biodiversidade
Plano incorpora ações até 2030 e exigências internacionais para conter a perda acelerada de espécies nativas no país →
Mata Atlântica pode ganhar um novo parque nacional
Proposta do Parque Nacional Serras do Araçatuba e Quiriri, na divisa entre SC e PR, visa preservar porção ainda desprotegida do maior contínuo de Mata Atlântica do país →




