Reportagens

Plataforma de rastreabilidade

Brasil desenvolve plataforma para rastrear origem e destino de carnes que inclui diversos softwares em uma base comum. Basta digitar código de barras da embalagem para obter todas as informações do produto.

Redação ((o))eco ·
20 de outubro de 2009 · 16 anos atrás

Um programa da Fapesp de pesquisa em pequenas empresas apoiou o desenvolvimento de um sistema que rastreia a cadeia de carnes desde o nascimento do boi até a chegada do bife no prato. É o projeto Rastro, agora renomeado para Pathfinder. O mecanismo é complementar ao Sisbov, do governo federal, que não garante procedência da carne depois, por exemplo, que ela é desossada e dividida em várias peças. O projeto se tornou uma plataforma de integração de vários softwares, inclusive o Sisbov, e funciona basicamente através da identificação do código de barras da embalagem, o que dá acesso a todas as informações do produto, como fazenda de origem, vacinação, sexo, idade do abate, etc.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.