Reportagens

Biocombustíveis e as emissões

Uso de biocombustíveis no Brasil até 2020 pode aumentar emissões de gases estufa, por conta do deslocamento de pastos para Amazônia e Cerrado.

Redação ((o))eco ·
8 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

A meta brasileira para o uso de biocombustíveis até 2020 pode gerar emissões de gases de efeito estufa que demorariam mais de dois séculos para serem compensadas. A razão é a necessidade de abertura de novas áreas para a pecuária na Amazônia e Cerrado devido a substituição dos pastos pelos biocombustíveis. Com base em um modelo matemático, o pesquisador David Lapola, Centro de Pesquisa de Sistemas Ambientais da Universidade de Kassel, Alemanha, e colegas concluíram que emissões do desmatamento da Amazônia e do Cerrado podem demorar 250 anos para serem compensadas com o uso de biocombustíveis. Para reduzir estes impactos, eles sugerem o aumento da densidade de animais nas fazendas e o uso de óleo de palma no lugar de grãos na produção de combustíveis. O estudo está sendo publicado hoje, na Proceedings Academy Nacional of Sciences (PNAS) (Vandré Fonseca)

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
2 de julho de 2026

Copa do Mundo das áreas protegidas: Grupo I

Bicampeã mundial e candidata ao título, a França também se destaca na conservação da natureza, com quase 7 mil áreas protegidas e parques

Salada Verde
2 de julho de 2026

Parque Nacional do Itatiaia comemora 89 anos com horizonte de novos investimentos

Celebração tem inauguração de mirante, solenidade e lançamento de pacote de ações previstas no caminho até o próximo e emblemático 90º aniversário

Notícias
1 de julho de 2026

As Cunhã-Porangas transformam o próprio corpo em floresta, rio e mito no Festival de Parintins

Representantes das mulheres indígenas, as cunhãs surge primeiro como guerreira, mas depois encarna a biodiversidade amazônica e a transforma em arte cênica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.